nsc

publicidade

Moacir

Tecnologia

Operadora Tim faz testes de rede 5G em Florianópolis

Compartilhe

Por Moacir Pereira
23/05/2019 - 10h49 - Atualizada em: 23/05/2019 - 12h50
Divulgação

A operadora Tim está realizando testes de telefonia celular em 5G em Florianópolis, na frequência de 3,5 GHz.  De acordo com as primeiras informações, a empresa quer desenvolver um centro de referência na capital catarinense, para oferecer serviços na rede de próxima geração voltados especialmente para a Internet das Coisas, em áreas como Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e Agricultura Inteligente. O projeto é feito em parceria com a Huawei e com a Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).

Os testes foram anunciados em Brasilia, durante o Painel Telebrasil 2019. O primeiro leilão do 5G será realizado pela Anatel em março de 2020; a TIM estima que a rede móvel de próxima geração entrará em operação comercial no Brasil em 2021.

O CEO Pietro Labriola disse que “a TIM quer ser pioneira e líder no 5G, tanto no Brasil quanto na Itália”. A Telecom Italia já implementou redes 5G nas cidades de Turim, Bari e Matera, assim como na república de San Marino.

Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​

Os testes com 5G foram confirmados por Leonardo Capdeville, Chefe de Tecnologia e Informação da Tim Brasil: “Em parceria com a Fundação CERTI, estamos contribuindo para que a capital catarinense se torne uma ‘cidade-laboratório’ do 5G e suas aplicações, a partir do fomento de novas tecnologias com a chegada da rede de quinta geração no país. Vamos gerar novos negócios nas cidades que receberão os projetos, impulsionando o desenvolvimento do país frente ao restante do mundo”.

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Principal nome do jornalismo político catarinense, é respeitado pela classe assim como nos campos empresarial e jurídico. A exclusividade de suas notícias se reflete na sua credibilidade.

moacir.pereira@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade