nsc

publicidade

Moacir

Floripa Airport

Santa Catarina muda com novo aeroporto de Florianópolis

Compartilhe

Por Moacir Pereira
18/06/2019 - 05h05 - Atualizada em: 18/06/2019 - 08h54
Floripa Airport em obras. (Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total)

Dentro de duas semanas, a Zurich Airport deverá iniciar os testes de funcionamento do novo terminal do aeroporto de Florianópolis. As obras físicas estão na fase de acabamento. O moderno boulevard também já foi iniciado com previsão de término em 1º de outubro. 

O ritmo das obras do Floripa Airport impressiona os visitantes. A cada nova semana, avanços significativos que alteram a paisagem. E indicativos de que o grupo suíço vai entregar a obra antes do prazo. A inauguração oficial está confirmada para o dia 1º de outubro.

O CEO do Floripa Airport, Tobias Markert, não tem escondido preocupação com o acesso rodoviário ao novo terminal. Os serviços de implantação, atrasados por impasse nas desapropriações, ganharam um novo ritmo a partir da formação de uma força tarefa com representantes do Ministério Público Estadual e da sociedade civil.

Na última visita, o promotor Daniel Paladino constatou que o projeto está acelerado, com atuação do juiz Jefferson Zanini agilizando os processos de desapropriação, depois da avaliação judicial dos imóveis.

Na ocasião, o secretário Carlos Hasler assegurou que o acesso estará pronto até 1º de outubro, em apenas uma pista. A obra completa, com duas pistas em cada sentido, só em março de 2020.

Os suíços sonham com mudanças estruturais e urbanas na Capital e no Estado, a partir do terminal. Muita coisa precisa melhorar: mobilidade, rede hoteleira, espaços públicos, sinalização e o setor turístico.

Segurança

A delegada Luciana Pinto Maciel, nova Diretora Geral da Secretaria de Segurança Pública, esteve ontem no QG da Policia Militar, conversando com o comandante e secretário Araújo Gomes. Adjunta da Delegacia Geral de Polícia Civil, vai suceder o coronel Flávio Graff no segundo cargo mais importante da segurança. O ato de nomeação deve sair na edição de hoje do Diário Oficial Eletrônico.

Posse no MDB

Novo presidente do Diretório Estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, deu posse aos novos membros da Executiva Regional. Anunciou a nova estrutura partidária e o plano estratégico que prevê para o dia 6 de julho o Encontro Estadual dos Prefeitos. Quer mobilização com eventos partidários no segundo semestre em todo o Estado visando candidaturas nas eleições municipais de 2020.

Abuso de autoridade

Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Marcelo Gomes da Silva, inicia hoje contatos com os três senadores de Santa Catarina para pedir apoio à rejeição do projeto sobre abuso de autoridade. No original era o projeto das 10 medidas para combater a corrupção. Na noite da tragédia da Chapecoense, a Câmara Federal aprovou a matéria com várias emendas, desfigurando a proposta. O texto da Câmara limita ações de juízes e promotores.

foto
(Foto: )

Problemas urbanos

Reunidos na Casa de Retiro do Morro das Pedras, em Florianópolis, 16 bispos da CNBB debateram os problemas da evangelização no mundo moderno. Ouviram palestras do professor Elson Pereira e do Padre Vânio da Silva. Presença, também, do secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado e do Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Inovação

A Associação Catarinense de Imprensa celebra hoje um acordo de parceria com a Prefeitura de Florianópolis na área da inovação, da tecnologia e da economia. Vai aderir ao Arranjo Promotor da Inovação, um programa dentro do “Cidade Criativa” que pretende consolidar a Capital como um dos maiores polos tecnológicos do país. O acordo interessa aos profissionais, enquanto empreendedores, e ao município pelos horizontes que pode abrir em novos projetos.

Reconhecimento

Câmara Municipal de Florianópolis promove sessão solene nesta quarta-feira, às 16h, para homenagear o ex-presidente e ex-prefeito Aloisio Acácio Piazza, que está comemorando 80 anos. É tributo merecido, proposto pelo vereador Tiago Silva, por sua exemplar atuação nas atividades profissionais, políticas, sociais e comunitárias. Atuou, também, como Provedor da Irmandade do Senhor dos Passos.

CPI

Câmara de Florianópolis vota hoje pedido do vereador Maikon Costa para indicar uma CPI na Assembleia Legislativa para apurar denúncia de irregularidades nas desapropriações do acesso ao novo aeroporto.

Criciúma

Jornalista Ricardo Fabris assumiu interinamente a Prefeitura de Criciúma, na licença de Clésio Salvaro. Afinam a aliança para as eleições de 2020 no Sul.

Recursos

Prefeito José Thomé assinou financiamento de R$ 8,3 milhões com o BRDE para revitalização da ligação Rio do Sul a Lontras.

publicidade