nsc
nsc

Vinhos de verão para você colocar na sua lista

10 vinhos para beber no verão

Compartilhe

Nara
Por Nara Caviquioli
02/12/2021 - 14h10
Vinhos brancos e rosés brasileiros
Vinhos brancos e rosés brasileiros (Foto: Arquivo pessoal)

Oficialmente o verão ainda não começou, mas as temperaturas estão subindo com toda força. E nada mais gostoso para acompanhar esse clima que um vinho com bastante frescor, geladinho e descomplicado na hora de beber.

E esse papel os vinhos brasileiros estão desempenhando muito bem e ganhando gosto do consumidor.

Dos vinhos brancos as castas (uvas) mais consumidas no verão são o Sauvignon Blanc e Chardonnay, mas existem muitos outros. Elaborados com uma proposta de safras jovens, vinhos menos complexos, mais frutados, leves e refrescantes.

No caso dos vinhos rosés tem sua elaboração feita a partir da uva tinta. Aquela cor rosada é fruto da passagem algumas horinhas das cascas da uva em contato com o mosto (suco da uva).

Agora vamos listar aqui 10 vinhos brancos e rosés que você pode aproveitar nesse verão:

1 - Rosé de Sangiovese da Vinícola Cristofoli

A uva Sangiovese é cultivada na Serra Gaúcha há décadas. Através desta casta passou o desenvolvimento da viticultura da região.

Harmoniza bem com: Por sua delicadeza é perfeito com peixes, pizza, frutas secas, frios e massas leves, especialmente preparadas com frutos do mar. 

2 - Zanotto Sauvignon Blanc da Vinícola Campestre

Elaborado com 100% da variedade Sauvignon blanc, uvas colhidas e selecionadas manualmente, fermentação com temperatura controlada entre 10ºC e 12°C e uso de leveduras selecionadas, com imediata prensagem das cascas.

Harmoniza bem com: Excelente com saladas frescas, queijos leves, peixes e outros frutos do mar, pratos com legumes e molhos cremosos, além de combinar super bem com os petiscos.

3 - Single Vineyard Alvarinho da Vinícola Miolo

Produzido na região da Campanha Meridional, este vinho da linha Quinta do Seival é elaborado com a variedade portuguesa Alvarinho. Um vinho único, de médio vigor e com método de produção exclusivo, passando por barricas novas de carvalho francês, permanecendo nestas em sur lies por seis meses.

Harmoniza bem com: Massas, pizza, carnes Brancas, acarajé, pirarucu, tucunaré.

4 - Alvarinho da Vinícola Vivalti

Elaborado a partir da uva Alvarinho, tem coloração amarelo palha. No olfato apresenta notas cítricas, damascos e chocolate branco. Em boca revela acidez vibrante e uma mineralidade encantadora.

Harmoniza bem com: Um vinho que harmoniza bem com variados pratos à base de frutos do mar, como bacalhau, mariscos, polvo e até mesmo com receitas mais condimentadas como as da culinária tailandesa.

5 - Sublime Rosé da Vinícola Vinhedos do Monte Agudo

Vinho rosé, elaborado a base de merlot, colhido antecipadamente (acidez muito bem preservada) e obtido através de leve prensagem (prensa pneumática) e contato com as cascas de aproximadamente 2h para a liberação da cor.

Harmoniza bem com: frutos do mar

6 - Green Branco da Vinícola Viapiana

Vinho da região de Altos Montes em Flores da Cunha – RG. Elaborado com uvas glera, viognier e riesling itálico. Vinho de coloração amarelo esverdeado. Aromas de frutas cítricas, como abacaxi e limão, com toques vegetais. Leve, aromático e bem refrescante.

Harmoniza bem com: Petiscos, frutos do mar e peixes grelhados.

7 - Bianco da Vinícola San Michele

Vinho branco feito a partir das uvas chardonnay, sauvignon blanc e riesling.

Tem uma coloração amarelo-palha com tons esverdeados. Aroma acentuado lembrando frutas cítricas, como maçã verde, pêra e frutas de caroço, um vinho encorpado e harmonioso.

Harmoniza bem com: entradas, sopas, peixes, frutos do mar, pratos orientais, queijos leves, lombo de porco, massas em molho leve e branco, e carnes brancas grelhadas.

8 - Sauvignon Blanc da Vinícola Thera

De coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados, nariz marcante por sua potência aromática, destacando notas de maracujá e ervas frescas, entrelaçados por um toque mineral, típico dos vinhos da região serrana de Santa Catarina. No paladar apresenta intenso frescor e suculência com final bastante longo e persistente.

Harmoniza bem com: Frutos do mar, peixes, saladas, culinária Tailandesa, culinária asiática, carnes brancas.

9 - Viognier da Cata Terroirs

Com boa intensidade aromática, com notas florais e frutadas, com destaque para jasmim, maçã verde e o damasco com delicado toque tropical. Em boca, tem acidez viva e equilibrada, trazendo frescor ao vinho. Persistência agradável com um corpo elegante e untuoso mostrando boa maturação do terroir de Vacaria. Um vinho branco que surpreende pela qualidade e expressão do vinhedo escolhido.

Harmoniza bem com: frutos do mar, sashimi ou massas com molhos leves.

10 - Rosé La Jovem da Vinícola Luiz Argenta

Apresenta uma grande diversidade de frutas: morango, cereja e framboesa, lembrando também flores vermelhas secas. Feito com as uvas Shiraz e Pinot Noir, esse rosé é um vinho brasileiro proveniente da região dos Altos Montes, produzido pela Vinícola Luiz Argenta.

Harmoniza bem com: Aperitivos, peixes, culinária japonesa e pratos leves.

Nara Caviquioli

Colunista

Nara Caviquioli

by @vinhosdemais / Jornalista apaixonada por vinhos, pela história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos. Pegue uma taça e vamos viajar juntos!

siga Nara Caviquioli

Nara Caviquioli

Colunista

Nara Caviquioli

by @vinhosdemais / Jornalista apaixonada por vinhos, pela história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos. Pegue uma taça e vamos viajar juntos!

siga Nara Caviquioli

Mais colunistas

    Mais colunistas