nsc
nsc

A Tecnologia a favor do vinho

Tendências futuras da tecnologia digital no mundo do vinho

Compartilhe

Nara
Por Nara Caviquioli
13/01/2022 - 11h00
Tecnologia ajudando na produção do vinho
Tecnologia ajudando na produção do vinho (Foto: pexels.com)

Recentemente a revista digital Forbes publicou algumas informações importantes sobre um estudo relacionado as mudanças tecnológicas no mundo do vinho. Estudo recente da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) de 2021. Intitulado “Tendências Digitais no Setor da Vinha e do Vinho”. O estudo incluiu uma pesquisa abrangente de vinícolas em 18 países membros da OIV.

Segundo a Jornalista Liz Thach, o Diretor-Geral da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), Pau Roca, afirma que - os principais objetivos da digitalização do vinho são: melhorar a eficiência, produtividade e sustentabilidade, fornecer mais transparência aos consumidores e criar propostas de valor e novos modelos de negócios.

Ficou curioso em saber quais serão as tendências?

1º - Haverá um uso crescente de sensores de tecnologia no vinhedo, adega, distribuição e na própria garrafa de vinho. Os dados serão compilados na Internet para que possam ser facilmente acessados ​​por funcionários e consumidores. De acordo com Oliver Oran, CEO da Chainvine, esse tipo de tecnologia de sensor dará origem à Intelligent Wine Bottle, que é: “uma garrafa de vinho se movendo e compartilhando seus dados”

2º Inteligência Artificial (IA) para Vinho - Uso de máquinas inteligentes no vinhedo e adega para realizar tarefas que requerem inteligência humana. Isso inclui melhor monitoramento e gerenciamento da colheita, monitoramento do processo de qualidade na vinícola e análises mais abrangentes do vinho.

3ª Imagens de satélite e GPS no vinhedo - embora já sejam usados ​​por grandes empresas vinícolas para monitorar a saúde dos vinhedos, espera-se que essas tecnologias sejam adotadas também por vinícolas menores. Usando drones e satélites, as vinícolas podem facilmente reunir dados sobre maturação, escassez de água e pressão de doenças na vinha, e agir mais rapidamente para preservar a qualidade. Também apoia a sustentabilidade, porque os produtos só são pulverizados na vinha se necessário.

4º Detecção e distância de imagens a laser no vinhedo - Usando o LIDAR, que é uma tecnologia de imagem remota, a estrutura de um vinhedo pode ser mapeada. Isso permite que as vinícolas criem mapas 3D dos vinhedos, o que auxilia com a tecnologia de robôs no vinhedo, e redução de acidentes. Isso ajudará a criar o 'Smart Vineyard' do futuro.

5º Robótica na vinha e adega - aumento da utilização de robôs para fertilização e colheita no vinhedo e controlo de inventário e movimentação na adega.

6º Wine Block Chain Technology - uma cadeia de blocos que contém informações criptografadas que irão melhorar a rastreabilidade do vinho e ajudar com contratos inteligentes. Isso será especialmente útil com a distribuição de vinho, para que os distribuidores e consumidores saibam onde o vinho esteve. Também ajudará a reduzir a fraude e a falsificação de vinhos.

7º E-Labels for Wine - rótulos eletrônicos de vinhos que fornecem informações abrangentes sobre o vinho. Os consumidores poderão usar seu smartphone para acessar códigos (QRCode) que fornecerão informações completas sobre a vinha e a produção de vinho - até mesmo com links para vídeos. O E-Label fornecerá maior transparência e maior rastreabilidade. Os E-Labels fazem parte da garrafa de vinho inteligente do futuro. Algumas vinícolas já estão experimentando rótulos de realidade aumentada, mas o E-Label do futuro fornecerá muito mais informações.

8º Certificados eletrônicos para vinhos - uma vez que o vinho é transportado e vendido em todo o mundo, atualmente existem muitos documentos em papel que são necessários para enviar e receber vinho em diferentes países, juntamente com documentação fiscal e tarifária. Os certificados eletrônicos eliminarão o papel e permitirão que todos esses documentos sejam acessados ​​digitalmente.

Sabemos que aqui no Brasil ainda estamos longe de toda essa tecnologia que já chega em outros países do mundo. Mas esse será o futuro dos vinhedos e não teremos como ficar de fora.

Nara Caviquioli

Colunista

Nara Caviquioli

by @vinhosdemais / Jornalista apaixonada por vinhos, pela história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos. Pegue uma taça e vamos viajar juntos!

siga Nara Caviquioli

Nara Caviquioli

Colunista

Nara Caviquioli

by @vinhosdemais / Jornalista apaixonada por vinhos, pela história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos. Pegue uma taça e vamos viajar juntos!

siga Nara Caviquioli

Mais colunistas

    Mais colunistas