A lei que institui o vinho e o espumante como símbolos do Rio Grande do Sul foi sancionada no dia 28 de abril deste ano. O RS é o maior produtor de vinhos do Brasil, com uma área de 42 mil hectares de cultivos de uvas. Em 2024, a produção vinícola foi de 351.259.524 litros, sendo 125.191.379 litros destinados exclusivamente à produção de vinhos. O estado concentra cerca de 90% da produção nacional de vinhos e espumantes.
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A avaliação é de que a nova legislação deve impulsionar ainda mais o setor, estimulando o enoturismo, atraindo visitantes para as áreas produtoras, impulsionando a economia e projetando o Rio Grande do Sul para o mundo.
Courmayeur Domaine: nova fase da vinícola no Vale dos Vinhedos
A Vinícola Courmayeur passa por significativas mudanças, a começar pelo nome, que mudou para Courmayeur Domaine. A mudança foi apresentada na Wine South America, feira que aconteceu de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves.
Localizada no Vale dos Vinhedos, interior de Garibaldi, a vinícola passa por profundas alterações, com reposicionamento da marca e foco na expansão no mercado brasileiro de vinhos finos. Toda a estruturação se fundamentou em três pilares: maturidade, imponência e elegância, que juntos manifestam as percepções da marca — do vinhedo às experiências oferecidas pela vinícola.
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A mudança pretende reforçar a ligação com suas origens ítalo-francesas, unindo essas culturas em um novo conceito e crescimento da empresa. Este trabalho de construção e reposicionamento da marca durou mais de um ano e agora apresenta a essência que conquistou gerações de apreciadores. Mais madura, a marca compreende o novo comportamento de consumo de vinhos e decide mudar para atender a esse mercado ainda mais exigente. Porém, o compromisso com a qualidade e a excelência continuam inalterados.
“O que fizemos foi dar um novo foco a valores que sempre fizeram parte do nosso DNA. Nossos consumidores não se contentam com o ordinário — e nós também não. Cada produto Courmayeur continua sendo uma experiência única, agora apresentada em uma linguagem visual que comunica de forma mais clara nossos valores”, afirma a enóloga e sommelière Talita Nicolini Verzeletti, diretora de Marketing da empresa.
A nova marca premium incorpora o termo Domaine, que em francês significa “domínio” ou “propriedade”, reforçando valores de autenticidade e expertise que acompanham a vinícola há 49 anos. Junto com Courmayeur — vila alpina na Itália que faz fronteira com a França e simboliza elegância e exclusividade — compõem a nova assinatura, que vem acompanhada pelo slogan: “Singular em cada gota”.
A escolha une o melhor de dois mundos: a elegância italiana representada por Courmayeur e a tradição francesa de excelência em produtos refinados, simbolizada pelo termo domaine, que remete à sofisticação. Valorizando as raízes brasileiras, a marca traz a expertise europeia para criar algo único em solo nacional, transpondo fronteiras geográficas.
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Lidio Carraro Vinícola Boutique: excelência em cada detalhe
Uma palavra define a Lidio Carraro Vinícola Boutique: excelência. Vinícola familiar de descendentes de imigrantes italianos, a família se dedica à vitivinicultura há mais de cinco gerações. Localizada em Bento Gonçalves, no coração do deslumbrante Vale dos Vinhedos, em meio à natureza exuberante e com uma arquitetura contemporânea e sofisticada, encontra-se a vinícola boutique de vinhos imperdíveis.
Lá, todo o processo de elaboração dos vinhos é conduzido por uma metodologia purista de mínima intervenção — um verdadeiro resgate à essência. Com vinhedos próprios, a produção é limitada, sem correções enológicas ou uso de barricas de carvalho, o que possibilita a máxima expressão natural da uva e de seu terroir de origem. É o famoso vinho sem maquiagem, que se destaca pela autenticidade e excelência de seus rótulos.
Além dos vinhos incríveis, a visita à vinícola é uma experiência personalizada, conduzida por um curador — enólogo ou sommelier — responsável por contar a história da família, explicar o processo e conduzir a degustação. É um atendimento intimista, sem pressa e cheio de significado, que mergulha o visitante no universo dos vinhos de forma disruptiva, transcendendo os sentidos, descobrindo aromas e degustando novos sabores.
Dessa forma, consolidou-se como a primeira vinícola boutique brasileira a atuar exclusivamente no segmento Premium e Top Premium. Sua linha de produtos é uma das principais representantes brasileiras no setor vitivinícola nacional e internacional, sendo exportada para mais de 12 países.
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Convite especial: Happy Wine – Vinhos no Lounge
No próximo dia 26 de junho, teremos a oportunidade e o privilégio de degustar 6 rótulos premium da Lidio Carraro Vinícola Boutique, no evento Happy Wine – Vinhos no Lounge. O local será o elegante LK Design Hotel, com a gastronomia do chef Felipe Silva, do Osli Restaurante.
Informações: (48) 99973-1651
Te espero lá!
Saúde!
Néa Silveira
@neasommeliere