nsc
nsc

Inovação Aberta

Top 100 open Startup: as mais promissoras startups do Brasil

Compartilhe

NSC
Por NSC Lab
28/10/2021 - 14h42 - Atualizada em: 28/10/2021 - 14h54
O Oiweek Digital é o principal evento de  open innovation no Brasil
O Oiweek Digital é o principal evento de open innovation no Brasil (Foto: Divulgação)

A NSC participou nesta semana do Open Innovation Week. Criado em 2008, o evento reúne empresas, startups e instituições de pesquisa para compartilhar soluções e gerar oportunidades de negócios em inovação.

O Oiweek Digital é o principal evento de open innovation no Brasil. De olho nas tendências do ecossistema de startups, o NSC Lab acompanhou as bancas de MarTechs, EdTechs e Customer Services (confira abaixo o que são estas categorias) do Ranking 100 open startups to Watch, uma publicação anual que destaca as mais atraentes startups para o mercado corporativo brasileiro.

As oportunidades de inovação aberta fazem parte da estratégia da NSC Comunicação e reforça o compromisso com o ecossistema de inovação, sempre visando construir novas oportunidades para a Nossa Santa Catarina.

Quando se trata de inovação, Santa Catarina é referência nacional e internacional, com mais de 12 mil empresas de tecnologia registradas na região. Segundo a ACATE, SC ocupa o 4º lugar entre os estados com maior faturamento em tecnologia no Brasil.

Traduzindo alguns termos da inovação:

No ecossistema da inovação é comum o uso de termos e siglas em inglês. Vamos aproveitar para traduzir alguns dos que falamos aqui no texto:

Open Innovation: o termo surgiu em 2003 pelo professor da universidade de Berkeley (EUA), Henry Chesbrough, e se refere às parcerias entre empresas, startups e instituições na criação de novos produtos e serviços inovadores.

MarTechs: são startups que automatizam processos utilizando a tecnologia. A Inove, por exemplo, é especialista na implementação da plataforma Microsoft para empresas e conta com um time dedicado de suporte. A Gofind digitaliza estoques do varejo e mapeia produtos em lojas físicas, lojas online e marketplace, buscando ajudar as marcas na organização diária e também melhorando a experiência do cliente.

EdTechs: utilizam a tecnologia a favor da educação, seja em desenvolvimento de plataformas ou na oferta de cursos. O Descomplica é uma das startups que compõem o segmento, oferecendo cursos preparatórios para o ENEM, pós-graduação e faculdade no formato online. A Escola DNC, por outro lado, combina conteúdos online e encontros presenciais, focados na formação complementar de pessoas e ajudando no desenvolvimento de novos líderes.

Customer Services: em tradução direta “sucesso do cliente”, são startups que ajudam empresas no relacionamento direto com os compradores. A AlimentaçãoGrátis reúne opiniões sobre serviço e experiência dos usuários que utilizam estabelecimentos com “alimentação fora do lar”, encaminhando os dados por meio de uma plataforma. A Inside the Box trabalha na geração de treinamentos para o mercado de varejo, com pesquisa de clima, cursos gamificados e relatórios em tempo real.

NSC Lab

Colunista

NSC Lab

Laboratório de experimentação digital da NSC Comunicação. Tecnologia, dados, cultura digital e novos negócios inovadores. Contato: lab@somosnsc.com.br

siga NSC Lab

NSC Lab

Colunista

NSC Lab

Laboratório de experimentação digital da NSC Comunicação. Tecnologia, dados, cultura digital e novos negócios inovadores. Contato: lab@somosnsc.com.br

siga NSC Lab

Mais colunistas

    Mais colunistas