publicidade

Pancho

10 MESES

BID prorroga prazo para obras de infraestrutura viária e mobilidade em Blumenau

Compartilhe

Por Pancho
25/04/2019 - 17h05 - Atualizada em: 25/04/2019 - 17h05
Apenas 30% da readequação da Rua General Osório foram concluídos
Apenas 30% da readequação da Rua General Osório foram concluídos. Foto: Patrick Rodrigues, BD,

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) prorrogou nesta quinta-feira por mais 10 meses o prazo para conclusão das obras de infraestrutura viária e mobilidade de Blumenau que estão sendo financiadas pelo banco. Com isso as obras que deveriam ser entregues até agosto poderão ser inauguradas até junho de 2020.

O pedido foi feito pelo prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) na manhã desta quinta-feira durante reunião com representantes do BID e do governo federal em Brasília. É a segunda prorrogação concedida pela instituição financeira internacional. A primeira, de dois anos, foi autorizada em 2017.

Mesmo com prazo maior, Hildebrandt acredita que a maior parte das obras deve ser concluída até o fim deste ano, como o binário das ruas República Argentina, a duplicação da Rua Humberto de Campos e o terminal Norte. As obras mais atrasadas e que melhor podem aproveitar o novo prazo são o Terminal Oeste e a readequação da Rua General Osório. Esta última só tem 30% dos trabalhos executados.

O argumento usado pela prefeitura para conseguir a prorrogação foi justamente o risco de a General Osório não ser concluída. Sem ela, o Terminal Oeste, o prolongamento da Rua Humberto de Campos — duas obras financiadas pelo BID — e até a Complexo Viário do Badenfurt teriam a eficiência prejudicada, comprometendo a conclusão do Corredor Oeste. O bom andamento das obras nos últimos meses também foram determinantes para a decisão do BID.

Contrato rescindido

Na Rua General Osório a prefeitura rescindiu o contrato com a empresa responsável pelas obras. A decisão foi tomada em comum acordo depois que algumas cláusulas do contrato não foram cumpridas. Uma nova licitação será lançada em breve para contratar uma empresa substituta que execute os 70% restantes.

Em todo o Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau, 80% das obras em andamento foram executadas, segundo o prefeito Mário Hildebrandt.

Controle do trânsito

A prefeitura também relançou nesta quinta os editais das licitações para começar a implantar o Plano de Segurança Viária da cidade. A ideia é montar a primeira parte da Central de Controle Operacional (CCO) que vai ajudar no monitoramento do trânsito da cidade com semáforos inteligentes e quase uma centenas de novas câmeras que devem ser instaladas pela cidade.

Uma licitação chegou a ser lançada no ano passado, mas foi cancelada depois de uma decisão judicial que questionava a modalidade adotada pelo poder público municipal. O Plano de Segurança Viária também está sendo financiado pelo BID.

Deixe seu comentário:

Pancho

Pancho

Pancho

O noticiário de Blumenau e região enriquecido com opinião. Política, segurança pública e as polêmicas da região, além da análise, dicas e curiosidades do cotidiano.

pancho@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade