publicidade

Navegue por
Pancho

Aviação

Confusão burocrática quase termina na interdição do Aeroporto Quero-Quero

Compartilhe

Por Pancho
21/12/2018 - 13h56 - Atualizada em: 21/12/2018 - 13h56
Pista do Aeroporto Quero-Quero em Blumenau
Pista do aeroporto deve receber melhorias ao longo de 2019. Foto: Patrick Rodrigues, BD, 5/7/2017

Uma confusão no trâmite de autorização de funcionamento do Aeroporto Quero-Quero quase termina na interdição da pista que fica no bairro Itoupava Central, em Blumenau.

Segundo o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, a Aeronáutica enviou ofício em junho para saber se a prefeitura tinha interesse em manter o aeroporto funcionando, já que a autorização estava para vencer e algumas adequações deveriam ser providenciadas. Ainda de acordo com Schrubbe, a resposta positiva foi enviada em setembro, mas não chegou a quem devia no órgão federal.

Com isso, a Aeronáutica havia marcado para a próxima segunda-feira, dia 24, a interdição do aeroporto. Marcelo Schrubbe teve que ir ao Rio de Janeiro nesta semana para resolver o problema. Levou cópia da resposta dada em setembro e conseguiu prorrogar a autorização de funcionamento até o dia 15 de janeiro.

No dia 7 de janeiro o prefeito Mário Hildebrandt vai ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) renovar a autorização e assinar um termo de compromisso para adequar o aeroporto e dar mais segurança aos usuários. A prefeitura terá que providenciar o balizamento noturno, providenciar uma nova cerca e reforçar a sinalização da pista.

Recursos garantidos

Para o balizamento noturno, Marcelo Schrubbe diz que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) já assinou com a Caixa convênio para repasse, a fundo perdido, de R$ 1 milhão à prefeitura. O valor, somado aos R$ 500 mil destinados em emenda pelo deputado federal João Paulo Kleinübing, serão investidos na sinalização que vai permitir pousos e decolagens à noite.

Ao longo do ano devem providenciadas as demais melhoria, além de um novo plano diretor para o Aeroporto Quero-Quero.

Deixe seu comentário:

Pancho

Pancho

Pancho

O noticiário de Blumenau e região enriquecido com opinião. Política, segurança pública e as polêmicas da região, além da análise, dicas e curiosidades do cotidiano.

pancho@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação