Duas centrais de atendimento exclusivas para casos suspeitos de infecção por coronavírus serão instaladas pela prefeitura de Blumenau na Policlínica Lindof Bell, no bairro Itoupava Norte, e na sede da Secretaria Municipal da Família (Pró-família), no bairro Velha. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, a ideia é que as estrutura comecem a funcionar na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
O atendimento será feito por profissionais da rede pública de saúde das 7h às 19h. A ideia é atender exclusivamente pessoas com sintomas, que voltaram de viagem ou tiveram contato com casos confirmados. Com isso espera-se diminuir a concentração de pessoas nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e ambulatórios gerais.
Telefone e aplicativo
Outra novidade que está sendo preparada é a criação de meios de comunicação via telefone e aplicativo Pronto. Um número de telefone específico deve ser divulgado à população durante a próxima semana para responder dúvidas relacionadas à doença e encaminhar os casos suspeitos.
No aplicativo um chat vai funcionar da mesma forma. O usuário conversa com um profissional da saúde para tirar dúvidas e receber orientações. O Pronto é o aplicativo usado pela Secretaria Municipal de Saúde para agendar consultas, exames e pesquisa histórico de vacinas e prescrições.
Continua depois da publicidade