O secretário municipal de Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, endureceu o discurso na entrevista coletiva desta quinta-feira no salão nobre da prefeitura. Mostrou indignação com o fato de muita gente ainda circular pela cidade, ignorando todas as recomendações de especialistas e gestores da saúde da cidade e de todo o Brasil:
Continua depois da publicidade
— As pessoas estão andando pela cidade, e isso não contribui em nada para a gente evitar a disseminação do vírus. Se as pessoas não se conscientizarem (…), a disseminação vai ocorrer. É isolamento! As pessoas não devem sair de casa para correr. Não devem sair de casa para se encontrar. É isolamento! Não é férias.
Para ajudar na conscientização a prefeitura deve contratar um carro de som para circular pela cidade com mensagens de conscientização e pedindo que elas fiquem em casa.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Outro problema abordado pelo secretário é o fato de muita gente estar procurando as unidades de saúde para fazer teste. Deixou claro que quem tem sintomas de gripe sem febre e insuficiência respiratória deve ficar isolado em casa. Não há testes para todos e por isso só os casos mais graves estão sendo testados.
Continua depois da publicidade
O prefeito aproveitou o momento para reclamar das fake news. Segundo ele, duas atrapalharam o trabalho das equipes de saúde da cidade nesta quinta-feira:
— Não contribui em nada e trazem problemas.