nsc

publicidade

Pancho

Recursos hídricos

Possibilidade da barragem Norte gerar energia será avaliada por Aneel e governo estadual 

Compartilhe

Por Pancho
16/09/2019 - 15h44
Barragem Norte é a maior das três que hoje funcionam no Alto Vale do Itajaí
Barragem Norte é a maior das três que hoje funcionam no Alto Vale do Itajaí. Foto: Patrick Rodrigues, BD, 31/1/2019

A possibilidade de aproveitar as barragens do Alto Vale do Itajaí para geração de energia elétrica será melhor avaliada por meio de uma parceria entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão do governo estadual. As partes selaram na semana passada um acordo de cooperação técnica que vai resultar no primeiro inventário sobre o potencial hidrelétrico de um rio em Santa Catarina. Neste caso, estamos falando do Rio Hercílio, ou Rio Itajaí do Norte, onde está a barragem de José Boiteux.

A ideia do acordo é mapear e definir quantas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) o rio pode receber com o mínimo de impacto ambiental. Inicialmente isso será feito por meio de uma revisão dos Estudos de Inventário que identificaram potencial para três PCHs.

Em julho o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, disse aqui em Blumenau que a concessão da barragem de José Boiteux para uma empresa explorar a geração de energia não teria impacto no papel original da estrutura: a de reter as águas do Rio Hercílio em caso de enchente no Vale do Itajaí.

A dúvida surgiu porque a barragem só é eficiente para as enchentes se o reservatório for mantido vazio. Já para a geração de energia ele deve estar constantemente cheio.

Cordeiro Junior disse que com as previsões de tempo cada vez mais certeiras é possível prever a queda de chuva forte na região com cinco dias de antecedência. Esse tempo seria suficiente para esvaziar o reservatório e garantir que a barragem contenha as águas da chuva.

Deixe seu comentário:

Pancho

Pancho

Pancho

O noticiário de Blumenau e região enriquecido com opinião. Política, segurança pública e as polêmicas da região, além da análise, dicas e curiosidades do cotidiano.

pancho@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade