publicidade

Pancho

Patrimônio histórico

Projeto no Centro Histórico de Blumenau prevê casarão parcialmente recuperado e prédio de 30 metros

Compartilhe

Por Pancho
20/07/2019 - 09h49 - Atualizada em: 20/07/2019 - 11h14

Eis as imagens do que está sendo projetado para ser erguido junto ao Casarão Sachtleben, no Centro Histórico de Blumenau. O imóvel centenário ficou conhecido por abrigar a casa noturna Café de Berlim na década de 1990 e agora passa por uma demolição parcial com autorização da Justiça e da prefeitura de Blumenau.

Segundo o arquiteto Bruno Metzler Filho, autor do projeto, a ideia é manter não só a fachada frontal, como determinou o Tribunal de Justiça, mas também o que for possível da antiga edificação. Além do casarão, está projetado para os fundos do terreno a construção de um prédio com térreo, mezanino e mais sete andares, algo em torno de 30 metros de altura.

Divisão dos espaços

Inicialmente estão previstos 12 salas comerciais que podem funcionar em estilo parecido com o de um coworking, com a integração dos espaços. Elas ocupariam o térreo e mezanino, tanto da casa quanto do prédio, onde também pode ser instalado um café.

Projeto
(Foto: )

Nos demais pisos do edifício, estão projetados os 14 apartamentos do tipo studio, com cerca de 40 metros quadrados cada. O projeto ainda prevê 20 vagas de garagem no subsolo e a integração de espaços de circulação com a Câmara Municipal e o Museu de Hábitos e Costumes.

Tramitação

Projeto
(Foto: )

O arquiteto responsável conta que o projeto já tem o parecer favorável da Fundação Catarinense de Cultura, órgão do governo do Estado que tombou como patrimônio histórico o casarão de número 41 da Rua XV de Novembro. Para sair do papel, o primeiro passo é ser aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) em reunião agendada para o dia 31. Se passar, precisará ainda do "ok" do Conselho de Planejamento Urbano (Coplan) para depois tramitar pelos demais órgãos da prefeitura

Deixe seu comentário:

publicidade