Um aparelho que vai contar a quantidade de bicicletas que passam pelo local foi instalado na Rua Antônio da Veiga, próximo ao entroncamento com a Rua São Paulo, neste fim de semana. O equipamento vai contar as “magrelas” que passarem tanto pelo pequeno trecho de ciclofaixa da via como pela calçada durante 30 dias. Depois ele deve ser instalado na Rua 7 de Setembro, onde a calçada é compartilhada entre pedestres e ciclistas.
Continua depois da publicidade
A instalação foi feita por um técnico da Soluções Ambientais com Inovação e Sustentabilidade (Sacis) com acompanhamento do pessoal da ABC – Associação Blumenauense Pró-Ciclovias. A Sacis é uma das apoiadoras do Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo (Edesc), evento que neste ano será em Blumenau nos dias 28 e 29 de maio.
Os dados coletados em Blumenau serão apresentados no evento e servirão para enriquecer e ilustrar a discussão em torno do cicloturismo e da mobilidade urbana. Também poderão servir para as atividades da ABC e, espero eu, para orientar o trabalho da prefeitura em relação à infraestrutura para bicicletas e à conscientização da população sobre a necessidade de diversificarmos a maneira como nos deslocamos na cidade.