publicidade

Pancho

Sustentabilidade

Vale do Itajaí é destaque em geração de energia elétrica com sistema fotovoltaico

Compartilhe

Por Pancho
13/05/2019 - 10h56 - Atualizada em: 13/05/2019 - 10h56
Programa da Celesc viabilizou instalação de 354 geradores na região
Programa da Celesc viabilizou instalação de 354 geradores na região. Foto: divulgação

Em dois anos as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) vêm colhendo importantes resultados com o programa Bônus Eficiente Linha Fotovoltaica, que incentiva a geração de energia elétrica a partir da energia solar. Nesse período foram instalados painéis fotovoltaicos em 1.250 casas em todo o Estado. A região que teve a maior adesão foi o Vale do Itajaí, com 354 geradores instalados.

A Celesc aplicou aproximadamente R$ 14 milhões na iniciativa via Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, cada cliente que aderiu ao programa estadual pagou pouco mais de R$ 6,6 mil. Segundo a estatal esse valor corresponde à metade do preço praticado pelo mercado.

A ideia central da iniciativa é estimular o uso de fontes alternativas de geração de energia. Quando o projeto foi lançado, Santa Catarina somava 407 casas com sistema fotovoltaico. Depois de dois anos são mais de 5 mil. Novas edições devem ser lançadas nos próximos anos.

Deixe seu comentário:

Pancho

Pancho

Pancho

O noticiário de Blumenau e região enriquecido com opinião. Política, segurança pública e as polêmicas da região, além da análise, dicas e curiosidades do cotidiano.

pancho@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade