nsc
nsc

Empresas

Altenburg promove uma mulher à diretoria pela primeira vez em quase 100 anos

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
05/03/2020 - 17h46 - Atualizada em: 05/03/2020 - 17h54
Beth Rachelle
Beth Rachelle vai ocupar a diretoria de Operações e Gente da tradicional companhia (Foto: Divulgação)

Foi necessário quase um século, mas enfim uma mulher voltou a assumir uma posição de chefia de destaque dentro da Altenburg. Com MBAs nas áreas de gestão empresarial e administração de empresas com ênfase em marketing internacional, Beth Rachelle, 40 anos, acaba de ser promovida ao cargo de diretora de Operações e Gente da empresa blumenauense. Ela está na companhia há dois anos e atuava como gerente corporativa do setor.

O mais curioso é que a Altenburg teve início pelas mãos de uma mulher: Johanna, avó do atual presidente, Rui Altenburg, que começou a produzir acolchoados em 1922. Apesar de ter sido a fundadora, o negócio logo começou a ser tocado pelos homens da família, com presença masculina dominante na diretoria ao longo dos anos.

Hoje a Altenburg tem 1,3 mil colaboradores, a maioria mulheres — 65% do total. Foi a própria empresa quem anunciou a promoção de Beth em um texto distribuído à imprensa nesta quinta-feira (5), às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo.

— As mulheres estão cada vez mais preparadas para assumir cargos de liderança, tanto que há mais mulheres do que homens, atualmente, buscando formação superior. Porém, não acredito na exclusão, mas no trabalho colaborativo entre gestores homens e mulheres. Há diferenças de visões entre os dois gêneros e essa complementação é benéfica para a empresa — destaca a executiva no material.

A empresa, aliás, está preparando a sucessão na gestão e pela primeira vez terá um presidente de fora da família, como a coluna já destacou. É uma outra quebra de paradigma em sua história, assim como a presença feminina na diretoria. Que a próxima promoção de uma mulher a uma posição de destaque na empresa não leve tanto tempo assim.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas