nsc
nsc

Coronavírus

Blumenau decreta novas medidas restritivas contra a Covid-19

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
28/02/2021 - 20h22 - Atualizada em: 28/02/2021 - 20h45
Coronavírus em Blumenau
Blumenau adotará regras mais rígidas que o governo de SC nesta semana (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

Bares, restaurantes e estabelecimentos gastronômicos em geral de Blumenau deverão fechar as portas ao público às 23h entre segunda (1º) e sexta-feira (5) desta semana - o delivery está liberado após esse horário. E só poderão receber novos clientes até as 22h. 

​> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

As medidas constam em um novo decreto da prefeitura com restrições para conter o avanço do coronavírus e podem ser prorrogadas por outros cinco dias úteis. O documento também estabelece que tabacarias e lojas de conveniência só podem funcionar até 22h. A mesma regra vale para academias em geral. 

Para o próximo fim de semana, entre os dias 5 e 6 de março, prevalece o lockdown determinado pelo Estado, com o funcionamento apenas de serviços essenciais

As restrições são mais rígidas que as anunciadas pelo governo de Santa Catarina na última quarta-feira (24), conforme antecipou o colega Evandro de Assis. As medidas foram definidas em conjunto pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), mas cada prefeitura tem autonomia para decidir se aperta ou não o cinto.

Segundo a prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Blumenau chegou a 93,9% na noite deste domingo (28). A cidade tem 1.816 pacientes se tratando do coronavírus.

Como ficam os serviços nesta semana (1º a 5 de março):

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, cafeterias, confeitarias, padarias, casas de chá e demais serviços de alimentação

Horário de funcionamento limitado das 6h às 23h para consumo no local. Estabelecimentos só poderão receber novos clientes até 22h. Após 23h somente delivery.

Lojas de conveniência, inclusive em postos de combustíveis e tabacarias

Horário de funcionamento limitado das 6h até às 22h.

Academias de ginástica, musculação, crossfit, funcionais, estúdios de danças, escolas de natação, hidroginástica, hidroterapia, academias de lutas e áreas afins

Proibido funcionamento das 22h às 6h.

Transporte coletivo

No próximo sábado, dia 6, assim como neste último, serviço funciona até as 14h30min. Após este horário, a concessionária transporta trabalhadores da saúde na Linha da Saúde no sábado e domingo, retornando o serviço a partir das 3h de segunda-feira.

Parques e praças públicas

Fechados.

Área azul

Funciona de segunda a sexta-feira. No fim de semana, dias 6 e 7, não tem área azul no sábado pela manhã.

Supermercados, mercados, mercearias, açougues, peixarias, feiras livres

- Capacidade máxima de acordo com a tabela elaborada pela Defesa Civil com apoio do Corpo de Bombeiros Militar;

- Deve haver controle fixo na entrada do estabelecimento, com informação em local visível do número de pessoas que estão ocupando o estabelecimento de acordo com a capacidade limite. Preferencialmente uma pessoa por família.

- Recomendação para que as compras sejam feitas por apenas por uma pessoa por família.

- Acesso preferencial dos idosos: das 8h às 10h, preferencialmente uma pessoa.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas