nsc
    nsc

    Coronavírus

    Blumenauense acha que pandemia está fora de controle mas é contra lockdown, mostra pesquisa

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    01/04/2021 - 11h24
    Blumenau
    Avenida Beira-Rio, em Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues)

    Os blumenauenses ainda estão inseguros com a pandemia, mas a maioria é contra o lockdown, mostra uma pesquisa feita pelo Sindilojas, sindicato que representa o comércio varejista da cidade. O levantamento consultou, por telefone, 400 pessoas, a partir de 16 anos, de todos os bairros na última quinta-feira (25). Pouco mais da metade delas (52%) avalia que a crise do coronavírus está fora de controle e somente 6,8% acham que ela está totalmente controlada.

    > Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

    A percepção de que a pandemia está fora de controle é maior entre as mulheres (58,4%) e entre jovens de 16 a 24 anos (69,6%). Em contrapartida, idosos com 60 anos ou mais, que integram um dos principais grupos de riscos da Covid-19, representam a maior fatia entre aqueles que consideram que a crise está totalmente controlada, com 8,3%.

    A pesquisa também revelou que 41% dos entrevistados têm muito medo de serem infectados pelo vírus. Novamente o percentual entre jovens de 16 a 24 anos é o maior (52,2%) e entre idosos com 60 anos ou mais, o menor (34,7%). Outros 29,5% responderam que têm um pouco de medo, 20% informaram que já contraíram a doença e 9,5% disseram não ter medo.

    Sobre medidas de isolamento social, 54,5% dos consultados avaliaram que é importante deixar as pessoas em casa para conter o coronavírus, enquanto 32,5% defendem que é preciso acabar com o isolamento para estimular a economia.

    Em outra pergunta, 45,8% dos entrevistados se manifestaram favoráveis à diminuição do horário de funcionamento do comércio e dos serviços, 14,5% são indiferentes e 39,8%, contra. Pela margem de erro da pesquisa, de 4,9 pontos percentuais, os números representam um empate técnico.

    Questionados sobre o bloqueio total de atividades como serviços, comércio, igrejas, praias, bares e restaurantes, 51,8% dos entrevistados disseram ser contrários e 41,8% são favoráveis. Para 6,5% a medida é indiferente.

    A pesquisa também perguntou aos moradores da cidade qual avaliação feita da atuação do prefeito Mário Hildebrandt diante da pandemia. Ótima ou boa representaram 41,5% das respostas. Para 29,5%, o desempenho do prefeito na gestão da crise é regular e para 23,8% é péssimo ou ruim. Outros 5,3% não souberam responder.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Mais colunistas

      Mais colunistas