nsc

publicidade

Pedro

Desenvolvimento

Blumenau sobe em ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil

Compartilhe

Por Pedro Machado
22/09/2019 - 19h46 - Atualizada em: 22/09/2019 - 19h47
Cidade aparece na nona colocação geral em levantamento da Urban Systems (Foto: Ednei Roberto Nogueira, Divulgação)

Blumenau entrou no top 10 do ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Ao menos é o que aponta o estudo Connected Smart Cities, elaborado desde 2015 pela consultoria Urban Systems. Na edição deste ano, divulgada na última semana, a cidade aparece na nona colocação do país, um salto de sete posições em relação ao resultado de 2018 – quando figurava no 16º lugar. A liderança ficou com Campinas (SP).

O levantamento avalia 70 indicadores, classificados dentro de 11 eixos: mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, energia, governança e economia. Isso inclui desde a quantidade de automóveis e ciclovias, cobertura de esgoto, empregos formais em nível superior, acesso à internet, professores com ensino superior e número de incubadoras e parques tecnológicos, entre outros. Dentro de Santa Catarina, só Florianópolis (na sétima posição geral) se saiu melhor.

Entre as categorias que Blumenau aparece em destaque estão governança (4ª posição), economia (16ª), empreendedorismo (21ª) e tecnologia e inovação (28ª). Todos os detalhes e a classificação completa dos municípios estão disponíveis em bit.ly/cidadesinteligentes19.

Feirão inclusivo

Cerca de 500 pessoas passaram pelo feirão de empregos dedicado a pessoas com deficiência e reabilitados do INSS que aconteceu no sábado no Sesi, em Blumenau. Ao todo, 71 empresas da região ofereceram vagas. A ação faz parte da Semana Inclusiva, que ocorreu em várias cidades do país.

Previdência

A semana inicia com a expectativa de que o Senado vote em plenário amanhã, em primeiro turno, a Reforma da Previdência.

Tecnologia

A Senior promove na próxima quinta-feira em Blumenau a 11ª edição do Seniortec, evento que reúne desenvolvedores de softwares e terá uma programação de 10 palestras, com destaque para a apresentação do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt. Será no Teatro Carlos Gomes, das 7h30min às 19h.

47,7%

Foi o crescimento em vendas de licenciamento registrado pela blumenauense WK Sistemas entre janeiro e maio deste ano na comparação com igual período de 2018.

Deixe seu comentário:

publicidade