nsc
    nsc

    Mercado de trabalho

    Blumenau tem em setembro melhor mês de geração de emprego desde o início da pandemia

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    30/10/2020 - 08h58 - Atualizada em: 30/10/2020 - 09h27
    Emprego na indústria
    Indústria foi o setor da economia que mais contratou em setembro (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

    O mercado de trabalho em Blumenau seguiu em reação em setembro. Dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, mostram que a cidade criou 1.590 vagas de trabalho formais, com carteira assinada, no último mês. O número corresponde à diferença entre contratações (6.083) e demissões (4.493) feitas no período.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Foi o quarto mês seguido de saldo no azul (veja abaixo) e o melhor de geração de empregos na cidade desde o início da pandemia. Entre junho e setembro, Blumenau acumula a criação de 3.201 postos de trabalho. Apesar da recuperação, o indicador está longe de compensar as perdas registradas entre março e maio, quando a cidade viu derreterem 8.100 vagas — dado consolidado após a revisão dos dados.

    Como o desempenho da economia foi positivo em janeiro e fevereiro, o resultado acumulado em nove meses até agora é menos pior – perda de 676 empregos. Só que a largada do ano, historicamente, costuma ser marcada por contratações temporárias na indústria e na administração pública, cujos contratos são encerrados entre novembro e dezembro.

    De modo geral, a aceleração na geração de emprego é um indicativo de certa normalidade na economia, uma vez que medidas restritivas já não afetam tanto o comércio, prestadores de serviços e a indústria. 

    Os casos de Covid-19 em Blumenau e em Santa Catarina, no entanto, voltaram a subir de modo preocupante e se assim o cenário permanecer não se pode descartar o retorno de limitações na economia. Será preciso esperar a reta final de 2020 para ter uma noção mais clara do tamanho do estrago provocado pelo vírus.

    Indústria puxa bom desempenho

    O bom resultado de setembro foi puxado pela indústria, que abriu 989 novas vagas de trabalho na cidade. Para o vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para o Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn, os números demonstram uma recuperação influenciada por fatores como demanda reprimida e aumento de vendas principalmente de setores de artigos para o lar.

    — A grande dúvida é, se a medida que diminui o auxíio emergencial, esse processo vai continuar — pondera o dirigente, acrescentando que a liberação do benefício fomentou o consumo, estimulando a produção industrial. O setor de serviços também foi bem em setembro, com criação de 400 empregos. O comércio abriu outras 235 vagas e a agropecuária, uma. A construção civil, no entanto, fechou 35 postos de trabalho.

    Saldo de emprego por mês, no ano

    Jan: 2.124 Fev: 2.099 Mar: -346 Abr: -6.140 Mai: -1.614 Jun: 145 Jul: 995 Ago: 471 Set: 1.590 Saldo acumulado em nove meses: -676

    Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Ministério da Economia

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas