nsc
    nsc

    Cooperativismo

    Com espaço para 860 pessoas, Central Ailos apresenta nova sede em Blumenau

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    10/12/2019 - 10h58
    Ailos
    Áreas abertas lembram coworkings e grandes empresas de tecnologia (Foto: Pedro Machado)

    Os quase 600 colaboradores do Sistema Ailos, que congrega 13 cooperativas de crédito, já estão de casa nova. A moderna e recém-inaugurada sede da central ocupa um imóvel na Rua General Osório, em Blumenau, que no passado pertenceu a Malhas Lancaster e chegou a ser cogitado para abrigar o 10º Batalhão da Polícia Militar. O espaço, apresentado na tarde desta segunda-feira à imprensa local, foi completamente reformado. Da estrutura original foram aproveitados alguns pilares. Um grande mezanino foi erguido internamente para abrigar equipes de todas as áreas do negócio.

    O investimento foi feito sob medida para a Ailos por uma administradora de bens de Curitiba, que comprou o imóvel e o alugou para a central por um período de 30 anos. O valor não foi divulgado. Antes desse espaço na General Osório, a Ailos cogitou outras alternativas de prédios em Blumenau, entre elas um galpão no bairro Itoupava Seca.

    A nova sede tem cerca de 6 mil metros quadrados de área construída. No prédio principal, os espaços são abertos e tomados de mesas com computadores, lembrando áreas de coworking e de grandes empresas de tecnologia. Há 11 salas de reuniões fechadas e um auditório para 150 pessoas preparados para receber equipes das cooperativas filiadas e parceiros. Vestiários com chuveiros foram montados para estimular os colaboradores a irem ao trabalho de bicicleta. Outro destaque é o Crialab, um espaço para realização de workshops e treinamentos que estimulem a criatividade e a inovação.

    A Ailos também investiu em sustentabilidade. Um total de 145 placas fotovoltaicas foram instaladas no telhado de um dos prédios. A previsão é que elas supram 25% do consumo de energia das instalações, uma economia que pode chegar a R$ 28 mil por ano.

    No total, o prédio pode abrigar até 860 colaboradores, o que indica que a Ailos já projeta reforço na equipe nos próximos anos. Pelo menos 50 contratações estão previstas para 2020.

    Com suas 13 cooperativas – a maior delas é a Viacredi –, a Central Ailos tem atuação em toda a região Sul do país. Movimenta R$ 8,5 bilhões em ativos e reúne em torno de 820 mil cooperados, 200 mil deles apenas em Blumenau. As principais vantagens do modelo cooperativista de crédito são os custos menores em relação a instituições financeiras tradicionais e o retorno das sobras (uma espécie de participação nos lucros) aos cooperados, aponta o presidente do Conselho de Administração, Moacir Krambeck:

    — Fazemos tudo o que um banco faz, só que mais barato, porque o nosso objetivo não é lucrar.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas