O Concurso Brasileiro de Cervejas organizado pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) em Blumenau recebeu a inscrição de 2,7 mil rótulos de 175 estilos para a edição de 2026. No segundo ano de disputa organizado pela entidade, houve um aumento de 7,5% no número de amostras enviadas.

Continua depois da publicidade

A competição acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. A premiação será em 3 de março, data que antecede a abertura do Festival Brasileiro da Cerveja e do Degusta Cervejas do Brasil, eventos com propostas diferentes que agora acontecem sob o guarda-chuva da Blumenau Eventos, entidade ligada à prefeitura.

Na 14ª edição do concurso, os estilos American IPA, Catharina Sour, Session IPA e American Lager foram os campeões em inscrições. Mas há outros que também chamam a atenção. O número de cervejas inscritas na categoria gluten free cresceu 700%, enquanto os rótulos sem álcool aumentaram quase 10%.

Outra novidade é a inclusão do estilo Manipueira Selvagem entre as avaliadas pelo Concurso. Trata-se de uma cerveja fermentada a partir da mandioca que, desde 2025, consta nas possibilidades de registro de produto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A avaliação ficará a cargo de um corpo de jurados com mais de 70 nomes. As cervejas vencedoras poderão ser experimentadas no Festival Brasileiro da Cerveja, que reunirá 40 marcas com música e gastronomia, além do Degusta Cervejas do Brasil, com cerca de 200 cervejarias de todo o país.

Continua depois da publicidade