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    Cooper cria "drive-thru" para retirada de compras feitas pela internet

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    Por Pedro Machado
    09/12/2019 - 19h02 - Atualizada em: 10/12/2019 - 11h57
    Clique e retire
    Em ponto de coleta, consumidor precisa de um leitor de QR Code para retirar o pedido (Foto: Pedro Machado)

    Clientes da Cooper poderão fazer compras pela internet e retirá-las em uma espécie de drive-thru na loja física do bairro Vila Nova, em Blumenau. A novidade faz parte de uma estratégia para alavancar o e-commerce da cooperativa e foi apresentada à imprensa nesta segunda-feira. Para o público o serviço estará disponível a partir desta quarta (11).

    O sistema foi batizado de Cooper Clique e Retire. Funciona assim: o cliente ou o cooperado acessa um site (minhacooper.com.br), faz um rápido cadastro com dados pessoais e um número de cartão de crédito e monta uma cesta de compras. Toda a loja, com 12 mil itens, estará disponível.

    No caso de produtos perecíveis, a promessa é de que o consumidor também possa escolher algumas características – um pãozinho mais "branquinho", por exemplo. Itens vendidos por peso poderão apresentar pequenas variações de preço nos momentos da compra e da separação. Neste caso, valerão o valor e o peso medidos pela equipe da cooperativa. Carnes e frios ficarão acomodados em geladeiras específicas até que o responsável pelo pedido chegue.

    O valor mínimo da compra precisa ser de R$ 100. Com a cesta pronta, o consumidor pode agendar a retirada dos produtos na loja em uma faixa horária pré-definida (das 18h às 19h, por exemplo). A Cooper trabalha com uma janela de três horas entre o recebimento do pedido e a disponibilidade de coleta, e o cliente terá até três dias para buscar as mercadorias. Não haverá cobrança de taxa pelo serviço. Os preços serão os mesmos das prateleiras da loja física.

    O posto de retirada fica nos fundos da filial da Vila Nova, com acesso pela Rua Emiliano J. de Oliveira, uma transversal da Rua Almirante Barroso. Ali a Cooper montou uma espécie de drive-thru. O cliente estaciona o veículo ao lado de um totem digital, que conta com um leitor de QR Code – o código é enviado por e-mail após a compra. Depois que o pedido é lido, uma equipe de colaboradores da loja leva as compras até o carro, e o consumidor nem precisa sair dele. A cooperativa estima que todo esse processo não leve mais de cinco minutos.

    Por enquanto o serviço de retirada estará disponível apenas na loja da Vila Nova, mas a cooperativa estuda adotá-lo também em outras unidades no futuro. O próximo passo será a implantação de um delivery, com as mercadorias sendo entregues na casa do consumidor.

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