A decoração de Natal montada na Vila Germânica, em Blumenau, foi alvo de depredação. Atrações como o espaço da dupla Boris & Rufus, renas cenográficas e adornos acabaram danificados. Uma postagem da organização do evento nas redes sociais (veja abaixo) compartilhou imagens das avarias e fez um apelo para que o público preserve a estrutura e denuncie novas ocorrências.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

A Secretaria de Turismo e Lazer ainda tenta identificar os responsáveis. Há câmeras de segurança na Vila Germânica, embora em quantidade bem menor do que as instaladas durante a Oktoberfest. Nas redes sociais, há relatos de pessoas que teriam testemunhado crianças cometendo os danos a revelia de pais ou responsáveis.

O secretário Marcelo Greuel diz que ainda está avaliando as imagens com cuidado e prefere não apontar possíveis culpados. O apelo é para que as pessoas ajudem a conservar a estrutura em prol da melhor experiência para todos.

— O fator não é financeiro, é recompor uma decoração que não precisava estar quebrada ou depredada — alega.

Continua depois da publicidade

Do ponto de vista econômico, os prejuízos são simbólicos. Mas ainda assim a situação acende o sinal de alerta, já que a decoração de Natal é um patrimônio público. Blumenau fez neste ano o maior investimento da história na programação natalina, paga com recursos do município e de patrocinadores. Danificá-la é rasgar o nosso dinheiro.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Cooperados da Unimed aprovam venda do antigo hospital de Timbó

Quanto Blumenau vai pagar para Marcos & Belutti cantarem no Réveillon

Rede de padarias investe na construção de nova matriz em Blumenau

Novo prédio gigante deve surgir próximo à Prainha em Blumenau

Destaques do NSC Total