Tecnologia
Provedora de internet com sede em Timbó, a Unifique está investindo R$ 20 milhões na infraestrutura do que diz ser o primeiro data center comercial certificado de Santa Catarina. Um data center abriga servidores e equipamentos utilizados para processamento de dados.
Na prática, funciona como uma espécie de coração da área de informática de uma empresa – sobretudo quando ela decide terceirizar essa área. Justamente por ser um ambiente crítico, não pode parar de funcionar, sob o risco de comprometer a operação do negócio.
No caso da Unifique, a certificação em andamento permite que o data center fique indisponível no máximo uma hora e seis minutos a cada 365 dias. Com o novo serviço, a empresa quer atrair clientela de peso. O alvo são as maiores companhias do Estado.
O aporte da Unifique incluiu a construção de uma pequena usina de geração e uma subestação de energia próprias, uma garantia adicional para que o data center não deixe de funcionar em casos extraordinários.
A empresa tem 20 anos e concorre com grandes do mercado de telecom, como Oi, Vivo e Claro. Leva internet a 116 cidades catarinenses e quer chegar a 250 até 2025.