O ex-delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Koerich, está disposto a encarar as urnas. Ele colocou o nome à disposição para disputar a prefeitura de Gaspar, cidade onde construiu praticamente toda a carreira. A “escalação” para o jogo político ocorreu durante um evento na noite desta terça-feira (30).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Apesar do estímulo de apoiadores, o delegado, no entanto, ainda não se define como pré-candidato – muito menos diz estar lançando candidatura. Ele deve bater o martelo em definitivo se conseguir viabilizar a construção de uma chapa competitiva. À coluna, Koerich revelou ter dado carta branca para um grupo de amigos próximos, para que iniciem conversas e articulações com partidos.

— Há muito tempo tenho sido procurado por pessoas da cidade e questionado por que não botava o nome à disposição para um pleito majoritário. Mas tinha outros projetos. Esses questionamentos se intensificaram no ano passado. Depois de ouvir as ponderações desse grupo, amadureci a ideia — conta.

No momento, Koerich diz não saber para qual partido vai. Mas o evento desta terça-feira dá indicativos de que ele deve ter o passe valorizado. Estavam lá os deputados Ivan Naatz (PL), Napoleão Bernardes (PSD) e Egídio Ferrari (PRD), todos, em princípio, trilhando caminhos opostos nas eleições.

Continua depois da publicidade

Além de políticos, também prestigiaram o ex-delegado-geral da Polícia Civil os empresários Francisco Graciola, da construtora FG, e Sérgio Waldrich, ex-presidente da Bunge.

Primeira indicação do colegiado de Carlos Moisés (Republicanos), Koerich foi delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina entre janeiro de 2019 e setembro de 2021. Neste período, chegou a comandar, em 2020, o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, função que equivalia ao cargo de secretário de Estado de Segurança Pública por meio de um rodízio entre os chefes das forças de segurança.

Leia também

Estaleiro de SC ganha selo de fornecedor estratégico de barcos das Forças Armadas

Empresária vai fechar loja na Rua XV em Blumenau após 25 anos: “Estou cansada”

Nova atração turística de Pomerode terá chafariz com “águas dançantes”

Empresa de Blumenau vira SA e anuncia novo presidente

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp

Destaques do NSC Total