nsc

publicidade

Pedro

Empreendedorismo

Furb abre chamada para selecionar gestor do Centro de Inovação de Blumenau

Compartilhe

Por Pedro Machado
19/08/2019 - 18h19
Foto: Leo Laps, BD, Especial

Mais um passo foi dado para tirar o Centro de Inovação de Blumenau do papel. À espera de uma posição do governo do Estado sobre a inauguração oficial, a Furb, que será a proprietária do prédio erguido ao lado do campus 2 da universidade, abriu uma chamada pública para definir a quem caberá a gestão do espaço.

Conforme o edital, a atribuição deverá ser de alguma organização social (OS), como são classificadas por lei municipal pessoas jurídicas que não tenham fins lucrativos e que se dediquem a atividades como ensino, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.

Pelo conjunto de exigências e pela proximidade com o ecossistema local de inovação e empreendedorismo, o Instituto Gene, que foi qualificado como OS em decreto publicado pelo prefeito Mario Hildebrandt no dia 31 de maio deste ano, desponta como nome natural para assumir a missão.

O presidente do Conselho de Administração, Udo Schroeder, confirmou à coluna que a instituição irá se credenciar no chamamento público. Já há inclusive um plano de negócios mapeado, que prevê a ocupação dos andares do prédio e fontes de receita junto à iniciativa privada para manter a estrutura.

As propostas serão conhecidas no dia 19 de setembro. Elas devem especificar os objetivos e um plano de trabalho com estratégias, metodologias, recursos humanos, indicadores de desempenho, metas e modelo operacional contendo organização administrativa e financeira e procedimentos para compras e contratação de serviços, por exemplo. As receitas para a manutenção devem vir de prestação de serviços, repasses, convênios, patrocínios e aluguéis de espaços.

A expectativa é de que o Centro de Inovação de Blumenau seja uma espécie de hub, concentrando em um mesmo ambiente negócios nascentes de base tecnológica, como startups, incubadora e aceleradora de empresas e espaço de coworking, tudo atuando em conjunto para ajudar no desenvolvimento de pesquisas e soluções inovadoras com alto potencial de crescimento.

Elas na TI

A AMcom recebe nesta terça-feira à noite um encontro do grupo Mulheres de Produto, coletivo formado por profissionais da área de tecnologia para troca de experiências e debate sobre os desafios enfrentados por elas nesse segmento.

Deixe seu comentário:

publicidade