nsc
    nsc

    Economia

    Geração de emprego em Blumenau é positiva em junho após três meses seguidos de queda

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    28/07/2020 - 15h15 - Atualizada em: 28/07/2020 - 15h26
    Carteira de trabalho
    Entre março e maio, cidade perdeu 7,8 mil vagas formais de trabalho (Foto: Marco Favero, BD)

    Depois de três meses seguidos no vermelho, a geração de empregos em Blumenau deu um suspiro em junho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Economia, mostram um saldo positivo de 169 postos de trabalho formais, com carteira assinada, criados no mês. O resultado é a diferença entre 3.169 contratações e 3 mil demissões. Nos números gerais de Santa Catarina também houve recuperação.

    O melhor desempenho entre o segmentos da economia foi do comércio. Entre admissões e desligamentos, o setor criou justamente 169 novas vagas em junho. Neste período, o varejo já atuava normalmente após ficar fechado por vários dias entre março e abril e ainda se recuperar de maio. 

    Construção civil (+93) e serviços (+59) também apresentaram reação, mesmo que tímida. As três atividades compensaram nova alta de demissões na indústria local, que encerrou o mês com saldo negativo (perda de 152 vagas).

    Os números de junho estão longe de recompor os prejuízos provocados pela pandemia, já que entre março e maio Blumenau acumulou perda de 7,8 mil vagas de emprego. Mas são um alento para o mercado de trabalho, com indicativo de pequena melhora.

    > Curta Pedro Machado no Facebook

    Os dados sugerem ainda que funções mais básicas, as primeiras atingidas pelos cortes, tiveram maior reposição de vagas em junho. Pessoas com ensino médio completo e entre 18 e 24 anos foram as mais buscadas pelos recrutadores no mês, mostram dados do Caged.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas