nsc
    nsc

    Desenvolvimento econômico

    Governo de SC quer inaugurar seis centros de inovação ainda em 2020

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    29/09/2020 - 10h59 - Atualizada em: 30/09/2020 - 15h52
    Centro de Inovação
    Representantes do governo do Estado estiveram hoje no Centro de Inovação de Blumenau (Foto: Pedro Machado)

    O governo de Santa Catarina pretende inaugurar seis centros de inovação até o fim de 2020. A informação é do secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Ricardo Stodieck. Ele e o titular da pasta, Rogério Siqueira, participaram na manhã desta terça-feira (29) de uma cerimônia informal que marcou o lançamento dos três editais que preveem a ocupação da estrutura em Blumenau. O espaço, aliás, ganhou nova previsão de inauguração: 17 de novembro.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    O objetivo da pasta é entregar ainda neste ano também os centros de inovação de Brusque, Chapecó, Itajaí, Joaçaba e Tubarão - e não São Bento do Sul, como a coluna informou inicialmente. Todos estão com pelo menos 90% das obras concluídas. Em Blumenau, a gestão do espaço ficará a cargo do Instituto Gene, que recebeu o aval para iniciar a transferência de sua sede para o local.

    A proposta dos centros de inovação é antiga. O planejamento do governo iniciou ainda em 2014 e previa 13 unidades espalhadas pelo Estado, seguindo vocações regionais. Mas impasses burocráticos, indefinições sobre fonte de recursos e mudanças nos projetos atrasaram o cronograma da maioria. Até hoje apenas os centros de inovação de Lages e Jaraguá do Sul foram entregues – há outros três, em Joinville, Florianópolis e Videira frutos de parcerias com prefeituras locais ou iniciativa privada.

    Nos bastidores, fala-se que o cronograma de inaugurações seria uma forma de o Estado, mergulhado em crise política e com o governador Carlos Moisés na corda bamba do impeachment, mostrar trabalho. Mas há também um componente econômico relevante. Os centros de inovação são tratados como alavancas de novos negócios e desenvolvimento. Fomentar a geração de emprego neste momento em que o Estado ainda vive a pandemia é uma das premissas da secretaria.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas