nsc
    nsc

    Empresas

    Hering vence ação milionária na Justiça

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    21/05/2020 - 14h26 - Atualizada em: 21/05/2020 - 14h32
    Sede da Cia. Hering, em Blumenau
    Foto: Patrick Rodrigues, BD

    A Cia. Hering conseguiu na Justiça o direito de reaver, mediante compensação, uma quantia ainda não auditada de R$ 279,3 milhões referente à exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destacado nas notas fiscais de saída da base de cálculo das contribuições do PIS e da Cofins. Na prática o montante ficará como um crédito tributário.

    A decisão coloca fim a uma batalha jurídica de anos. Em 2007, a Cia. Hering entrou com um mandado de segurança junto à Justiça Federal reivindicando que fosse assegurado o direito de não recolher o PIS e a Cofins sobre o montante relativo ao ICMS, exigência que, no entendimento da empresa, era inconstitucional.

    Os valores a serem reavidos são referentes a contribuições do PIS entre dezembro de 2002 e março de 2017 e da Cofins entre fevereiro de 2004 e março de 2017, corrigidos até 31 de maio deste ano. Em fato relevante divulgado ao mercado na terça-feira (19), a companhia informou que a ação já transitou em julgado — ou seja, é definitiva e não cabe mais recurso.

    A companhia informou ainda que os valores relativos a competências a partir de abril de 2017 já tiveram os efeitos reconhecidos no balanço financeiro.

    “Ressaltamos que, para aproveitamento do referido crédito, tal valor ainda deverá ser objeto de habilitação via procedimento administrativo perante a Receita Federal do Brasil, após a baixa dos autos à origem”, disse a Cia. Hering.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas