O dado revelador da transformação da Oktoberfest Blumenau em uma década

Números sobre o público inverteram uma lógica que predominou por muito tempo

Compartilhe:

Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total

Os números consolidados da edição deste ano da Oktoberfest Blumenau ainda não foram divulgados, mas das estatísticas já conhecidas é possível constatar algo revelador, que ilustra a transformação sofrida pela festa na última década. Desde 2014, o domingo vem se consolidando como segundo principal dia do evento. Perde para o sábado, mas já supera em muito a sexta-feira, invertendo uma lógica que predominou por muito tempo.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

Em 2024, as sextas-feiras de Oktoberfest receberam, em média, 27 mil pessoas. Já aos domingos o público médio chegou a 42 mil visitantes. Uma década atrás, em 2014, as sextas tiveram público médio de 27,8 mil pessoas, contra 22,3 mil nos domingos.

Continua após a publicidade

É verdade que o último domingo da festa tem apelos que o tornam diferente das demais datas: catraca gratuita e eleição da nova realeza, fatores que ajudam a explicar a presença de mais gente na Vila Germânica – puxando a média para cima. Por outro lado, isso é um reflexo também do reposicionamento institucional e comercial da festa.


Se antes a Oktoberfest era associada apenas ao chope, hoje há um trabalho intenso de marketing para valorizar outros atributos da cultura germânica, como as danças e a gastronomia.

A ampliação e a diversificação do cardápio, tanto de comida quanto de bebida, fizeram da festa, também, uma grande praça de alimentação. Para muitas famílias e turistas, a Oktober virou a página de “balada” e se transformou em sinônimo de passeio e almoço aos domingos.

Aliás

Nesta “batalha” entre sextas e domingos na última década, a única exceção foi 2018, mas por um motivo específico: naquele ano, o feriado de 12 de outubro caiu justamente em uma sexta, antecipando a vinda de caravanas de turistas para o fim de semana.

Continua após a publicidade

Confira fotos da edição deste ano

Leia também

Museu Fritz Muller em Blumenau deve mudar de endereço

Famosa galeteria gaúcha vai abrir segundo restaurante em Blumenau

Continua após a publicidade

“Novo” shopping em Blumenau já tem data para abrir as portas

Sem alarde, gigante têxtil começa a retomar fábrica em SC após demitir mais de 700