Está definido o local onde será construída uma nova policlínica regional em Blumenau. A futura estrutura, que vai reforçar o atendimento à saúde da região, ficará na Rua Elsa Mette, no bairro Salto do Norte. O governo de Santa Catarina é quem vai licitar a obra com recursos repassados pelo governo federal, via Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp
O terreno em questão tem cerca de 40 mil metros quadrados de área. Deste total, uma fatia de 12 mil metros quadrados será cedida pela prefeitura ao Estado – as partes já formalizaram um termo de cessão de uso, inicialmente válido por 30 anos. Um projeto de lei que autoriza a transferência já tramita na Câmara de Vereadores.
O Ministério da Saúde já havia anunciado em junho que Blumenau receberia uma nova policlínica. Lages e São José são as outras duas cidades catarinenses contempladas nesta rodada do PAC. Quando fez a divulgação, o governo federal estimou que o valor médio por unidade chegaria a R$ 30 milhões, entre obras, equipamentos e mobiliário.
Além de moradores de Blumenau, a policlínica também atenderá a população de cidades vizinhas. A unidade, segundo o Ministério da Saúde, vai oferecer consultas médicas especializadas, exames diagnósticos (ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma) e atendimentos em diversas especialidades de saúde (angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia).
Continua depois da publicidade
Serviços já disponíveis nas unidades básicas de saúde e realização de pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias em centro cirúrgico de baixa complexidade, também estarão no portfólio.
— Blumenau está cedendo espaço para fazer essa obra, com o objetivo de atender regionalmente. Ela vai dar condição também para a nossa policlínica direcionar mais o atendimento para o blumenauense — diz o prefeito Mário Hildebrandt.
Leia também
Multinacional dona da catarinense Embraco anuncia novo presidente
Empresa de TI de Blumenau investe R$ 6,5 milhões em “casa nova” para 2025
Cervejeiros buscam apoio para decorar Vila Germânica e ruas de Blumenau durante festival