publicidade

Navegue por
Pedro

Economia

PIB do Vale cresce acima da média de SC em 2018, calcula Facisc

Compartilhe

Por Pedro Machado
17/04/2019 - 10h34 - Atualizada em: 17/04/2019 - 10h34
Foto: Lucas Correia, BD

O Vale do Itajaí foi a região catarinense que mais cresceu em 2018, conforme estimativa divulgada nesta terça-feira pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). A projeção feita pela área de economia e estatística da entidade aponta uma alta de 5,43% no Produto Interno Bruto (PIB) regional, contra uma média estadual de 3,24%.

A Facisc também publicou na terça a segunda edição do Índice de Performance Econômica das Regiões (Iper-SC), indicador lançado pela própria federação em setembro do ano passado. Também neste quesito o Vale apareceu na frente, com avanço de 10,18% entre janeiro e dezembro do ano passado – a média catarinense foi de 7,12%.

Ao contrário do PIB, o Iper-SC considera um universo maior de variáveis. São 13, incluindo geração de emprego nos setores da economia – indústria, comércio, serviços e agronegócio –, exportações e importações, operações de crédito, financiamentos imobiliários, depósitos à vista e em poupança, consumo de energia elétrica e frota de veículos.

Aliás

O Iper-SC foi criado na tentativa de fornecer um cenário econômico mais atual a empresários e gestores públicos, já que o PIB oficial dos municípios é divulgado pelo IBGE com dois anos de defasagem.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação