nsc
    nsc

    Pós-pandemia

    Prefeitura de Blumenau começa a elaborar plano para a recuperação da economia

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    10/05/2020 - 11h57 - Atualizada em: 10/05/2020 - 11h58
    Blumenau
    Foto: Patrick Rodrigues, BD

    A prefeitura de Blumenau começou a elaborar um plano para a retomada do desenvolvimento econômico pós-pandemia. É um trabalho multidisciplinar, liderado pela secretaria de Gestão Governamental, que vai avaliar com mais profundidade os impactos do coronavírus em diversos setores, identificar as vulnerabilidades e propor ações de apoio e fomento a essas atividades.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    O projeto ainda está no início. A primeira fase é de diagnóstico dos problemas e desafios. Depois que esse levantamento for feito, a ideia é promover oficinas e seminários com representantes dos segmentos econômicos, em um modelo semelhante ao adotado na construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (Pedem).

    A partir desses encontros serão definidas as estratégias de ação. Já se sabe, por exemplo, que acesso a crédito deve aparecer como uma das principais demandas. Como o caixa da prefeitura está apertado, com projeção de rombo de R$ 150 milhões neste ano em função da pandemia, o socorro financeiro dificilmente virá diretamente do poder público. Mas o município poderá ajudar fazendo a interlocução com instituições de crédito, por exemplo, ou criando fundos de incentivo.

    A expectativa da prefeitura é finalizar o trabalho em um prazo de três meses.

    Cuidados

    O trabalho é cuidadoso porque 2020 é ano de eleições, o que em princípio limitaria algumas ações em função da legislação eleitoral.

    Ajuda aos pequenos

    O prefeito Mario Hildebrandt diz que uma das propostas do plano é buscar alternativas de qualificação profissional junto a entidades, para criar novos microempreendedores. Ele lembra que a pandemia já está deixando um rastro de desempregados e que esse pessoal precisará encontrar um novo ofício.

    Aliás

    Os eixos estratégicos mapeados pelo Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (Pedem), inclusive, serão usados como referência na elaboração deste novo plano. A lista inclui os setores de tecnologia da informação, eletrometalmecânico, têxtil, comércio e saúde, além do turismo, alvo de um plano específico.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas