nsc
    nsc

    Segurança pública

    Projeto do novo presídio regional de Blumenau é retomado pelo governo de SC

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    22/09/2020 - 17h48
    Presídio regional de Blumenau
    Atual presídio, na Rua General Osório, será desativado depois que nova estrutura for construída (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

    O governo de Santa Catarina retomou o processo para a construção de um novo presídio regional em Blumenau, cujas obras estavam previstas para iniciar em 2018. A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa recebeu na última semana sete propostas de interessados em elaborar os projetos executivos e de engenharia da nova estrutura.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    O pregão está na fase de apresentação de recursos. Após o julgamento, a empresa declarada vencedora terá 180 dias para concluir os trabalhos. Essa licitação é apenas para a elaboração do projeto. Quando ele estiver pronto, outro processo será lançado no futuro para contratar o responsável pela execução da obra.

    O novo presídio será erguido no mesmo terreno da Penitenciária Industrial, na Rua Silvano Candido da Silva, bairro Ponta Aguda. Governo do Estado e prefeitura tem um termo de compromisso assinado para desativar a estrutura do atual presídio, na Rua General Osório, que apresenta condições inadequadas de encarceramento.

    O processo é tratado com urgência porque o Estado assumiu o compromisso de iniciar a operação do novo estabelecimento penal em 2022, isso depois de o Ministério Público acionar a Justiça apontando problemas como superlotação, déficit de agentes penitenciários e limitações estruturais no atual presídio. No próprio edital o governo admite que a estrutura existente não oferece segurança aos profissionais.

    O novo presídio, segundo a secretaria, terá 650 novas vagas. A estrutura também prevê ambientes de educação e trabalho com vistas à reabilitação social e econômica dos internos.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas