O empresário Luciano Hang pode virar cidadão blumenauense. Ao menos se depender de um projeto que pretende conceder este título ao dono da Havan. A honraria foi sugerida pela vereadora Silmara Miguel (PSD) e deve ser votada em breve na Câmara.

Continua depois da publicidade

O título de cidadão blumenauense é concedido a pessoas que não nasceram na cidade – Hang é natural de Brusque –, mas que são reconhecidas por contribuírem para o desenvolvimento local. Na maior parte das vezes, funciona na prática como uma homenagem, com ares de ato político.

A Havan tem quatro lojas em Blumenau e está construindo mais uma no Centro Histórico. Para a vereadora proponente, as unidades “se tornaram pontos conhecidos da cidade” e contribuem significativamente para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.

Um dos exemplos do “impacto econômico e social” promovido por Hang, conforme um texto que acompanha a proposta, foi a contratação de Maria Wostehoff, uma senhora de 91 anos que viralizou nas redes sociais após pedir emprego.

“A contratação chamou atenção em todo o país, não apenas pela idade da nova colaboradora, mas pelo simbolismo do gesto. Dona Maria, que teve uma vida inteira dedicada ao trabalho, tornou-se exemplo de vitalidade e inclusão, atuando inclusive como embaixadora da marca em ações pontuais”, observa a vereadora no documento.

Continua depois da publicidade

Quem são os maiores bilionários catarinenses

Conforme ranking da revista Forbes de 2025