nsc
    nsc

    Economia

    Santa Catarina tem sétima alta seguida no volume de serviços em novembro

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    14/01/2021 - 08h30
    Setor de serviços
    Apesar de positivo, o resultado é o mais tímido desde maio (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

    Pelo sétimo mês consecutivo Santa Catarina registrou alta no volume de serviços, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. Na passagem de outubro para novembro, o crescimento foi de 0,7%. Apesar de positivo, o resultado é o mais tímido desde maio, indicando desaceleração e estabilidade na retomada do segmento.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Na comparação com novembro do ano anterior, o resultado foi mais expressivo: incremento de 4,6%, o mais relevante do país conforme o IBGE – Santa Catarina está na lista dos cinco estados com desempenho positivo. Mesmo com a trajetória ascendente, no entanto, o acumulado do volume de serviços entre janeiro e novembro de 2020 aponta para queda de 4,7%. Em 12 meses, a retração chega a 4,4%.

    Em relação à receita nominal de serviços, novembro de 2020 apresentou alta de 1% frente a outubro e de 5,6% em relação ao mesmo mês de 2019. No acumulado do ano, porém, a baixa chega a 4%. Ou seja, em termos de receita e volume o setor vem se recuperando, mas nos números oficiais 2020 ainda é um ano negativo. 

    Por outro lado, o índice de atividades turísticas, que nacionalmente avançou 7,6% em novembro, despencou 7,1% em Santa Catarina na comparação com outubro, resultado de medidas restritivas impostas ao setor.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas