A Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau vai mudar de nome em um futuro próximo. A pasta deve passar a se chamar Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade – ou algo parecido. A alteração abre caminho para que a estrutura absorva a nova guarda municipal armada, promessa de campanha do prefeito Egidio Ferrari (PL).

Continua depois da publicidade

O plano inicial de Ferrari é capacitar, com treinamento de polícia, novos agentes de trânsito, que teriam função dupla. O prefeito trabalha para lançar o concurso público ainda em 2026. Para liderar essa nova secretaria, Ferrari convocou o administrador Fernando Lenzi, que foi secretário de Administração entre 2005 e 2012, durante o governo João Paulo Kleinübing.

Lenzi, que será empossado nesta quarta-feira (8), voltará a ocupar a um cargo público na cidade depois de quase 15 anos – ele também tem passagens pela Secretaria de Comunicação de Santa Catarina, onde foi secretário-adjunto no governo de Raimundo Colombo, e como superintendente de Compras e Logística da Secretaria de Saúde, quando JPK foi secretário da pasta.

Atualmente, o novo secretário, que também já atuou como consultor e coordenador do Sebrae-SC, segue carreira acadêmica. É professor e pesquisador em mestrados e doutorados na Univali nas áreas de administração e gestão de políticas públicas. Ele admite que ainda não conhece a fundo o prefeito, mas diz estar em uma fase da vida em que espera retribuir.

— Não tenho pretensão política, não sou candidato a nada. Se eu puder contribuir, vou ficar o tempo que eu puder — disse à coluna na tarde desta terça-feira (7).

Continua depois da publicidade

Lenzi ainda vai se inteirar das ações em curso e das pretensões da secretaria. Mas já adianta que, além da guarda municipal, terá um olhar atento para os desafios do transporte coletivo e da mobilidade de Blumenau.