nsc
    nsc

    Política

    Secretários de Blumenau deixam o DEM para permanecer no governo Mário Hildebrandt

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    08/01/2021 - 16h23 - Atualizada em: 08/01/2021 - 21h36
    Sede da prefeitura de Blumenau
    Sede da prefeitura de Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

    Membros do primeiro escalão da prefeitura de Blumenau que até o ano passado ocupavam as fileiras do DEM pediram desfiliação do partido. A relação inclui Moris Kohl, que comanda a pasta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, e Rodrigo Jansen, à frente da Controladoria Geral do Município.

    ​> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    O desembarque ocorreu após a sigla anunciar, ainda em dezembro, que vetaria a participação de correligionários e a indicação de cargos no governo de Mário Hildebrandt (Podemos) a partir de 2021. A decisão desagradou uma ala do partido, parceiro na coalizão governista até então.

    O DEM, à época, ressaltou a palavra “coerência” para justificar a postura, já que a legenda foi a principal adversária de Hildebrandt na campanha eleitoral, com João Paulo Kleinübing. O presidente municipal Walfredo Balistieri sustentou que o resultado do pleito sinalizou que o partido deveria atuar como fiscalizador do governo.

    Os agora ex-integrantes do partido preferiram evitar o desconforto de contrariar uma decisão da Executiva municipal, ao mesmo tempo em que demonstram fidelidade ao projeto de Hildebrandt. Tanto Jansen quanto Moris estão sem sigla no momento.

    Outro nome ligado ao DEM é do secretário Carlos Olimpio Menestrina, da Defesa Civil. Nos últimos anos, o partido vinha indicando o nome para a pasta – caso do antecessor, Rodrigo Quadros. Menestrina é outro que segue no governo.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Mais colunistas

      Mais colunistas