O aparato de segurança da Oktoberfest Blumenau deste ano ganhará reforços para coibir furtos e agilizar ainda mais a identificação de suspeitos de crimes. Serão 60 câmeras de reconhecimento facial – 10 a mais do que em 2023 –, um novo sistema de rastreamento do público a partir de características pessoais e até mesmo a adoção de um cão-robô, que ajudará em rondas dentro do Parque Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As novidades foram apresentadas em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (4). Além das empresas Minister e Intelbras, responsáveis pelo fornecimento de pessoal e equipamentos de vigilância, participaram do encontro também representantes das polícias civil e militar.
O cão-robô será testado pela Minister, em princípio em dias de menor movimento, e ajudará na vigilância e em rondas de segurança. Já a Intelbras, além de equipamentos de reconhecimento facial, vai trazer para a festa uma nova tecnologia chamada InSearch.
Por meio de um software operado na central de segurança, será possível identificar o público por características físicas. Depois de fazer o “fichamento”, o sistema busca imagens dessas pessoas em todas as câmeras espalhadas pela Vila Germânica, criando uma espécie de rastreamento de deslocamento em tempo real.
Continua depois da publicidade
— Para localizar uma criança ou um desaparecido, é muito mais rápido — diz Christian Botelho, líder de desenvolvimento de produto da Intelbras.
Ao todo, a Oktoberfest Blumenau terá 234 pessoas atuando na segurança, além de 20 operadores de monitoramento. Serão 250 câmeras espalhadas pela Vila Germânica e 130 agentes da Polícia Militar atuando simultaneamente nos dias e horários de maior movimento.
A PM também contará com o apoio de drones para detecção de aglomerações e ocorrências e suporte do helicóptero Águia. Já a Polícia Civil vai destacar 30 agentes para os dias de festa e atuará com registros de boletins de ocorrência, autuação em flagrante dos autores de crimes e gerenciamento de achados e perdidos.
Leia também
Candidatos protagonizam filme repetido e monótono no derradeiro debate em Blumenau
Como é por dentro o luxuoso prédio de Balneário Camboriú com acesso exclusivo a shopping
Após “fusão interna”, grupo varejista de SC projeta investimento de R$ 120 milhões
Porsche antecipa vinda a Blumenau e faz “test-drive” em shopping
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp