A multinacional catarinense Tupy fechou uma parceria com a BMB, do Grupo Vamos, para oferecer ao mercado caminhões e ônibus zero quilômetro equipados com motores a biometano e gás natural (GNV).

Continua depois da publicidade

O acordo será viabilizado por meio da MWM, comprada pela Tupy em 2022 por R$ 865 milhões e hoje uma subsidiária da companhia. Valores do negócio não foram divulgados.

A MWM, informou a Tupy, será responsável pelo fornecimento da tecnologia de propulsão, incluindo motor, sistema de armazenamento, válvulas e linhas de combustível, enquanto a BMB fará a aquisição dos veículos e a instalação dos componentes por meio de sua linha de preparação de veículos especiais.

O primeiro projeto contempla 100 caminhões entregues a partir deste ano, que serão utilizados na coleta urbana de resíduos no Rio de Janeiro.

“A iniciativa representa um avanço significativo na oferta em larga escala de soluções completas de descarbonização para o transporte de cargas e passageiros, bem como para veículos vocacionais”, disse a Tupy em comunicado ao mercado.

Continua depois da publicidade

Quais as maiores empresas de SC

Fonte: Anuário Valor 1000. Crédito das imagens: Divulgação e Arquivo NSC Total