Pouco mais da metade dos moradores de Blumenau têm uma “forte intenção” de abrir uma empresa algum dia, enquanto 49% está decidido a ter um negócio próprio no futuro. Outros 51% têm “pensado seriamente” em iniciar um empreendimento. Os dados são da mais recente pesquisa do Projeto Focus, da Furb, feita a partir de 1.456 entrevistas coletadas com pessoas com idade igual ou superior a 18 anos entre maio e junho deste ano. Os percentuais consideram as respostas dadas às opções “concordo parcialmente” e “concordo totalmente”, somadas.

Continua depois da publicidade

O objetivo geral do estudo foi analisar a percepção dos moradores sobre o ambiente local, considerando a atuação de políticas públicas e aspectos associados ao comportamento empreendedor. Condições locais para empreender, incluindo inovação, risco e cooperação, forma de relacionamento entre as pessoas e incentivos e mecanismos de apoio para a abertura de negócios também foram abordados.

Em geral, mostra a pesquisa, o morador tem uma percepção positiva sobre o ambiente empreendedor, reconhecendo Blumenau como inovadora e com forte cultura empreendedora. Entidades empresariais como Acib, Ampe e CDL foram vistas como eficientes nesse suporte, enquanto instituições de ensino são percebidas como relevantes no estímulo à criatividade e ao empreendedorismo.

A pesquisa também identificou que a cidade valoriza o cooperativismo e que existem redes de apoio entre empreendedores. Apesar disso, ainda existem entraves: 53% dos entrevistados, considerando a soma dos percentuais entre os que responderam “concordo parcialmente” e “concordo totalmente”, consideram que há muita burocracia para a abertura de novos negócios. Além disso, cerca de 20% dizem desconhecer ou não saber da existência de incentivos fiscais e programas de apoio a pequenos empreendedores.

Alguns resultados da pesquisa

Existe uma cultura local que valoriza o trabalho coletivo, apoio mútuo e a cooperação

Continua depois da publicidade

  • Discordo totalmente/discordo parcialmente: 8,95%
  • Não concordo, nem discordo: 11,97%
  • Concordo totalmente/concordo parcialmente: 73,28%
  • Não sei/não conheço: 5,79%

Blumenau conta com incentivos fiscais e programas de apoio aos pequenos empreendedores

  • Discordo totalmente/discordo parcialmente: 13,12%
  • Não concordo, nem discordo: 17,18%
  • Concordo totalmente/concordo parcialmente: 50,21%
  • Não sei/não conheço: 19,49%

Em Blumenau, há muita burocracia para a abertura de novos negócios

  • Discordo totalmente/discordo parcialmente: 10,76%
  • Não concordo, nem discordo: 18,07%
  • Concordo totalmente/concordo parcialmente: 52,99%
  • Não sei/não conheço: 18,19%

Blumenau atrai pessoas de fora pelas oportunidades de trabalho e para empreender

  • Discordo totalmente/discordo parcialmente: 6,3%
  • Não concordo, nem discordo: 7,53%
  • Concordo totalmente/concordo parcialmente: 82,7%
  • Não sei/não conheço: 3,48%

Continua depois da publicidade

A cultura empreendedora faz parte da identidade de Blumenau

  • Discordo totalmente/discordo parcialmente: 7,92%
  • Não concordo, nem discordo: 11,92%
  • Concordo totalmente/concordo parcialmente: 75,21%
  • Não sei/não conheço: 5,35%

Tenho uma forte intenção de abrir uma empresa algum dia

  • Discordo totalmente/discordo parcialmente: 26,82%
  • Não concordo, nem discordo: 18,58%
  • Concordo totalmente/concordo parcialmente: 54,6%

Estou decidido(a) a abrir uma empresa no futuro

  • Discordo totalmente/discordo parcialmente: 30,3%
  • Não concordo, nem discordo: 20,31%
  • Concordo totalmente/concordo parcialmente: 49,39%

Tenho pensado muito seriamente em iniciar um empreendimento

  • Discordo totalmente/discordo parcialmente: 31,82%
  • Não concordo, nem discordo: 17,07%
  • Concordo totalmente/concordo parcialmente: 51,11%

Continua depois da publicidade

Leia também

Empresas de tecnologia de Blumenau acertam fusão

Pedidos de oração e acusações de perseguição: as reações em Blumenau à operação contra Bolsonaro

Em Blumenau, uma feira exclusiva para pequenos negócios do Reino do Garcia

Construtora de SC lança primeiro filme publicitário do setor 100% feito com inteligência artificial