Três em cada quatro empresas ligadas ao trade turístico de Blumenau viram o faturamento encolher pelo menos à metade no primeiro ano da pandemia e um em cada quatro negócios cogita fechar as portas caso restrições ao setor continuem.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Estas são algumas das constatações de uma pesquisa feita pela Secretaria de Turismo e Lazer com agências de viagens, promotores de eventos, meios de hospedagens, transportadoras e estabelecimentos gastronômicos da cidade. Os resultados dão uma amostra dos impactos do coronavírus no segmento, um dos mais atingidos pelas limitações de circulação de pessoas.
O levantamento considerou informações de 101 empresas – o questionário foi enviado a 485 negócios –, colhidas entre os dias 7 e 23 de abril. De acordo com o estudo, 32% dos entrevistados relataram perdas de receita entre 50% e 75% entre março de 2020 e o mesmo mês deste ano. Outros 43% disseram que a queda no faturamento nesse período foi superior a 75%.
O estudo também identificou que 70% das empresas reduziram o quadro de colaboradores desde o início da pandemia. Somadas, elas demitiram 533 funcionários em um ano.
Continua depois da publicidade
Pela falta de recursos, 35% das empresas admitiram que estão deixando de pagar impostos, 34% tiveram de correr atrás de linhas de crédito e 66% aderiram às políticas de suspensão de contratos de trabalho ou redução de jornada.
Resultados da pesquisa
Levantamento considerou informações de 111 empresas:
Desde o início da pandemia você reduziu o número de colaboradores?
Sim – 70%
Não – 30%
Quanto sua empresa perdeu de faturamento entre março de 2020 e março de 2021?
0% a 25% – 8%
25% a 50% – 17%
50% a 75% – 32%
75% a 100% – 43%
Sua empresa está deixando de pagar impostos por falta de recursos?
Sim – 35%
Não – 65%
Sua empresa teve que contratar linhas de crédito/empréstimo para se manter funcionando?
Sim – 34%
Não – 66%
Sua empresa aderiu às políticas de suspensão de contrato ou redução de horas de trabalho?
Sim – 66%
Não – 34%
Continua depois da publicidade
Sua empresa ficou negativada no Serasa neste período?
Sim – 12%
Não – 88%
Caso as restrições continuem, você cogita encerrar as atividades?
Sim – 25%
Talvez – 43%
Não – 32%
Fonte: Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram