Com presença já consolidada em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a Unifique agora está abrindo mercado com internet 5G para celular no Paraná. A empresa de telecomunicações de Timbó firmou acordo para adquirir uma autorização de uso de radiofrequência, em caráter primário e pelo prazo de 20 anos, no estado vizinho, em negócio avaliado em R$ 20 milhões.

Continua depois da publicidade

A radiofrequência em questão é referente ao bloco de 80 MHz na faixa de 3,5 GHz. A atual titular do ativo é a Ligga Telecomunicações, vencedora, por meio do Consórcio 5G Sul, de um lote de leilão de internet 5G, correspondente à faixa de 3.620 MHz a 3.700 MHz, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Pelo acordo, a Unifique vai assumir os investimentos em infraestrutura de telecomunicações necessários ao cumprimento dos compromissos e das obrigações de abrangência assumidos pela Ligga em cidades do Paraná, por meio de padrão tecnológico igual ou superior ao 5G NR, entre 2026 e 2030.

Esses compromissos contemplam o atendimento de 336 cidades paranaenses, todas com mais de 30 mil habitantes, por meio da instalação de 745 estações rádio base. A Unifique também informou que será responsável pelo pagamento do valor remanescente da outorga, que, em 2021, correspondia a R$ 1,76 milhão.

Com a aquisição, a Unifique expande sua área de atuação geográfica em cerca de 60% na telefonia móvel com infraestrutura própria, passando a cobrir integralmente o Sul do país. Ao adicionar o Paraná, a empresa atinge um mercado potencial de 1.191 municípios na região, ampliando a população abrangida de 18,6 milhões para mais de 30 milhões de pessoas.

Continua depois da publicidade

Quais as maiores empresas de SC

Fonte: Anuário Valor 1000. Crédito das imagens: Divulgação e Arquivo NSC Total