Em meio aos impactos da pandemia do coronavírus, a venda de automóveis novos em Santa Catarina caiu 23,3% em 2020, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC). Foram 88.780 unidades emplacadas no Estado no último ano, contra 115.728 em 2019. O modelo Onix, da GM, seguiu como o campeão de vendas entre os catarinenses (veja a lista abaixo).

Continua depois da publicidade

​> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Os dados da entidade mostram que todas as categorias de veículos tiveram retração nas vendas. Entre os comerciais leves, a diminuição foi de 21,1%. Motos (-13,9%), caminhões (-10,3%) e ônibus (-9%) também sofreram com quedas. No geral, considerando ainda implementos rodoviários, o volume de emplacamentos recuou 17,7% em 2020. Foram 164.632 unidades emplacadas no ano passado contra 200.080 em 2019.

O resultado final foi influenciado principalmente pelo desempenho do setor entre março e maio. Foram os únicos três meses do ano em que o número de emplacamentos não ultrapassou as 10 mil unidades, aí considerando todas as categorias de veículos. Nesse período vigoraram medidas mais restritivas principalmente no comércio, na tentativa de controlar os índices de transmissão do vírus.

A boa notícia é que o setor terminou 2020 em alta, com quatro resultados seguidos, a partir de setembro, de vendas superiores ao mês anterior. Dezembro registrou o melhor desempenho do ano, com 18.724 unidades emplacadas, 10.544 delas apenas de automóveis.

Continua depois da publicidade

Veículos novos mais vendidos em SC em 2020
https://www.datawrapper.de/_/AlPfO


Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.

Destaques do NSC Total