Florianópolis

publicidade

Leandro Puchalski

Puchalski

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

Puchalski

Nuvens e poucas aberturas no céu em SC na segunda-feira

Por Puchalski

19/08/2018 - 19h33

A passagem de uma frente fria – sistema de chuva e não de frio – traz muitas nuvens no céu, com poucas aberturas de sol e chuva em alguns períodos. Nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, maior é a chance de instabilidade. Nesta segunda-feira as temperaturas já não sobem tanto desde a Serra até o Oeste. O frio retorna ao Estado, principalmente no começo da semana

Continuar lendo

Mais nuvens entre o Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

Por Puchalski

17/08/2018 - 06h57

Amanhecer desta sexta-feira na praia do Campeche, em Florianópolis (Foto: Felipe Carneiro, DC) A sexta-feira é mais um dia de sol e tempo firme em boa parte de Santa Catarina, mas ainda com as nuvens aparecendo bastante em cidades do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Essas três regiões estão sob influência da circulação marítima, ventos de Nordeste/Leste que carregam umidade do mar até essa área do estado. Essa umidade combinada com o relevo, acaba provocando mais nuvens, e por isso o sol aparece só por meio de aberturas nessas 3 regiões ao longo do dia, sendo que uma chuva fraca pode ocorrer no final da sexta-feira.

Continuar lendo

A umidade que vem do mar

Por Puchalski

16/08/2018 - 14h45

A influência na condição do tempo nesta sexta-feira vem da presença de uma massa de ar frio que está entre Santa Catarina e o oceano. Nesta posição o vento sopra de Nordeste/Leste, ou seja, duas direções que para o Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis traz umidade.

Continuar lendo
Amanhecer no Pântano do Sul. Foto: Felipe Carneiro

Quinta-feira deve ser de temperaturas amenas em SC

Por Puchalski

16/08/2018 - 07h19

A frente fria de quarta-feira já foi embora, agora está na altura do Paraná e de São Paulo, mas ainda deixa o tempo encoberto em parte do nosso estado. Cidades entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte ainda terão uma quinta-feira de muitas nuvens intercalando com algumas aberturas de sol. Apesar disso, uma chuva fraca e passageira pode ocorrer em pontos da região Norte.

Continuar lendo

Uma quinta-feira bem nublada em parte de SC

Por Puchalski

15/08/2018 - 14h18

A frente fria que hoje passa provocando mais nuvens do que chuva, atua amanhã no Litoral dos Estados do Paraná e São Paulo. Isso ainda deverá gerar uma quinta-feira com muitas nuvens no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Na primeira região, há até chance de uma chuva fraca em poucas áreas. Nas outras regiões, o sol irá aparecer um pouco mais.

Continuar lendo
Amanhecer nas dunas da Joaquina, em Florianópolis

Quarta-feira terá muitas nuvens em SC 

Por Puchalski

15/08/2018 - 07h21

A quarta-feira será influenciada pela passagem de uma frente fria, sistema meteorológico associado a chuva. Apesar disso, como a frente fria de hoje, é de fraca intensidade, teremos muito mais nuvens do que propriamente chuva. Dessa forma, a quarta-feira é um dia de muitas nuvens, aberturas de sol e muito isoladamente uma chuva passageira pode ocorrer.

Continuar lendo
Imagem de satélite da tarde de terça. Poucas nuvens em SC. Frente fria no RS se aproximando

Uma fraca frente fria

Por Puchalski

14/08/2018 - 14h28

O que vai influenciar o tempo nesta quarta-feira é o deslocamento de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio como o nome sugere. O que ocorre é que este sistema passa mais pelo mar e com intensidade fraca. A consequência é uma quarta muito mais nublada do que propriamente com chuva. Ela com intensidade fraca até poderá ocorrer, mas em pouquíssimas cidades. Tanto que até aberturas de sol acabam ocorrendo em momentos do dia.

Continuar lendo

Tarde com aquecimento em Santa Catarina

Por Puchalski

14/08/2018 - 07h03

Amanhecer desta terça-feira na praia da Joaquina, em Florianópolis (Foto: Felipe Carneiro, DC) O frio mais uma vez marcou presença em Santa Catarina nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, apesar disso, ele continua ocorrendo de intensidade mais forte nas áreas de baixadas/vales.

Continuar lendo

Um sobe e desce de temperatura

Por Puchalski

13/08/2018 - 14h49

Apesar desta noite e do amanhecer desta terça-feira terem temperaturas baixas, um dos destaques de amanhã será o aquecimento da tarde. Em comparação a semana passada, vamos ter uma tarde até quente. Este aquecimento a mais está relacionado ao que chamamos na meteorologia de pré-frontal. Na dianteira de uma frente fria, sistema de chuva e não de frio, temos um ar mais quente. O que ocorre é que hoje uma frente fria bem fraca deverá cruzar o Rio Grande do Sul vinda do Uruguai. A medida que a frente cruza o estado vizinho, o ar quente da dianteira do sistema atua no nosso Estado. Isso junto com o sol que volta a aparecer, faz a temperatura subir. Aquecimento um pouco maior no Oeste e Sul. Agora é importante destacar: este aquecimento é de poucas horas no início da tarde.

Continuar lendo

Semana começa com tempo firme

Por Puchalski

13/08/2018 - 07h12

Manhã desta segunda-feira na Beira-Mar Norte, em Florianópolis (Foto: Felipe Carneiro, DC) FRIO DO AMANHECER A massa de ar frio forte da semana passada aos pouco está se afastando em direção ao mar, e isso faz com que gradativamente as temperaturas aumentem, principalmente no período da tarde. Apesar disso, continuamos com temperaturas mais baixas no amanhecer, sendo que o frio nesse momento acaba ficando "preso" em locais de baixada e isso é facilmente percebido em cidades da Serra.

Continuar lendo
Exibir mais
Leandro Puchalski

Puchalski

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação