Florianópolis

Puchalski

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

Puchalski

O calor não só segue como aumenta de intensidade

Por Puchalski

22/01/2018 - 17h53

Um dos destaques desta terça-feira será a temperatura. Ela deverá subir rapidamente já ao longo da manhã. O calor será forte durante à tarde em muitas cidades com destaque para o Vale do Itajaí e Norte. Veja no mapa abaixo a previsão:

Continuar lendo
Mapa da chuva em SC

Partes de Florianópolis e Palhoça registram altos volumes de chuva

Por Puchalski

22/01/2018 - 10h57

Na última noite/madrugada a chuva ocorreu de intensidade mais forte em alguns pontos do Estado. Entre as áreas onde isso aconteceu estão parte de Florianópolis e de Palhoça. Pra se ter uma ideia, os volumes altos foram de forma bem pontual, vejam como ficaram os acumulados em pontos das duas cidades: Pontos de Florianópolis: 152,2 mm Areias do Campeche 69,3 mm Rio Vermelho 67,2 mm Centro 33,3 mm Coqueiros  27,8 mm Santo Antônio de Lisboa 26,9 mm Canasvieiras 25,2 mm Jurerê 21,2 mm Itacorubi Pontos de Palhoça: 96 mm Pinheira 24,8 mm Praia de fora 11,4 mm Pagani 7,4 mm Aririú A imagem de radar abaixo, feita por volta de 0h10min dessa segunda-feira, mostra núcleos de chuva forte representados em vermelho/amarelo. Percebam que eles pegam bem a região da Praia da Pinheira e também do Campeche, dois pontos onde os volumes de chuva foram mais intensos  ao longo da madrugada. Outras áreas da ilha, no mesmo horário, não registravam chuva. Claro que essa é uma imagem de um determinado horário, mas conseguimos ilustrar através dela como as chuvas ocorrem de forma mal distribuída, acontecendo isso até mesmo dentro de uma mesma cidade. Quando num pontos está chovendo forte, no outro está somente nublado e/ou com chuva fraca.

Continuar lendo
Amanhecer em Jurerê, em Florianópolis

Segunda-feira volta a ter aberturas de sol

Por Puchalski

22/01/2018 - 09h47

A madrugada de segunda-feira novamente foi marcada por chuva, e ela ocorreu de intensidade mais forte em alguns pontos do Estado. Alguns dos maiores volumes de chuva entre as 18h de domingo e a 6h desta segunda foram: 66 mm  Florianópolis (Centro) 47 mm Botuverá 46 mm São José 43,4 mm Lages 39,6 mm Ouro 32 mm Massaranduba O tempo segue instável nesse início de semana. Apesar disso, aos poucos as nuvens que predominam agora no amanhecer irão se afastar em direção ao mar. Com isso a segunda-feira deve ter boas aberturas de sol pelo Estado. Mas como ainda temos influência de um ar quente e úmido, as nuvens voltam a se formar ao longo do dia, e combinada com as altas temperaturas, acabam provocando novas instabilidades.

Continuar lendo

O tempo instável segue no fim de semana

Por Puchalski

19/01/2018 - 18h28

Neste sábado o sol novamente aparece, mas acompanhado de uma quantidade grande de nuvens. O ar quente e úmido da semana se mantem, ou seja, novamente ao longo do dia novas pancadas de chuva ocorrem com a mesma distribuição irregular de intensidade e por áreas dos últimos dias. O que muda um pouco é que entre o Sul e a Grande Florianópolis a chance de chuva é pequena. Muitas cidades destas regiões deverão ficar só com variação de nuvens boa parte do dia. As temperaturas seguem parecidas com as da semana. 27 a 30°C boa parte das cidades.

Continuar lendo

A semana termina sem mudança no tempo

Por Puchalski

18/01/2018 - 16h58

Nesta sexta-feira mais uma vez teremos um dia onde as nuvens predominam apesar de permitirem a presença do sol. Até posso dizer que boa parte do dia tem tempo seco, mas nada definitivo que mude o cenário que o Estado vem tendo. Isso porque as temperaturas sobem, menos do que ontem, ajudando a intensificar as nuvens no decorrer do dia. Por isso, há previsão de novas pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Segue a distribuição irregular de intensidade, ou seja, chuva forte com temporais em algumas áreas e pouco em numa próxima. Irregular também quanto a ocorrência pelas cidades. ALGUMA MUDANÇA PARA O FIM DE SEMANA? Algo muito definitivo, não. O sábado tem bastante nuvens que permitem aberturas de sol, mas novamente a chuva de pancadas entre tarde e noite segue prevista. Posso adiantar que o domingo deverá ser bem nublado em grande parte do Estado, sobretudo no Norte e Vale do Itajaí. A chuva segue prevista e apesar de boa parte das cidades terem ela mais a partir da tarde, teremos algumas regiões até mesmo no período da manhã. Importante destacar que isoladamente os volumes de chuva poderão ser altos no domingo. Até não tem previsão de volumes tão elevados como já tivemos em alguns dias de janeiro, mas ainda sim com chance de ser elevados. Abaixo a temperatura prevista para a tarde desta sexta-feira:

Continuar lendo
Amanhecer no Morro da Cruz, em Florianópolis

Previsão aponta chuva forte na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte de SC

Por Puchalski

18/01/2018 - 09h31

O tempo segue sem muitas mudanças, vamos pra mais um dia instável em todas as regiões. A quinta-feira continua com uma boa variação de nuvens, que permitem boas aberturas de sol em alguns momentos, mas novamente com chuva ocorrendo na maior parte do estado entre o período da tarde e noite. A chuva segue de forma irregular, assim como nos últimos dias, ocorrendo de forma mais forte e com temporais em alguns pontos e em outros não passa de uma chuva fraca. As temperaturas também não mudam, seguem bastante altas, se aproximando dos 30 a 32°C em muitas cidades:

Continuar lendo
Chuva

Nada muda na segunda parte da semana

Por Puchalski

17/01/2018 - 18h31

O tempo seguirá bastante instável por todas as regiões do Estado nesta quinta-feira. Novamente o dia irá apresentar muitas nuvens que até permitem algumas aberturas de sol, especialmente próximo do RS. Ao longo do dia volta a chover com a mesma distribuição irregular dos últimos dias, ou seja, chove bem com alguns temporais numa região e não passa de uma chuva fraca ou só céu nublado numa área vizinha.

Continuar lendo
Blumenau teve cerca de 100 pontos de alagamentos

Cidades registram elevados volumes de chuva em Santa Catarina

Por Puchalski

17/01/2018 - 09h40

Os volumes de chuva novamente foram altos em algumas cidades catarinenses, nós separamos alguns dados da chuva que ocorreu entre a tarde de ontem e a madrugada de hoje. Vale lembrar que é chuva de verão, de forma irregular, e dentro da mesma cidade há volumes de chuva bem diferentes, mesma condição se compararmos cidades vizinhas: 110 mm Florianópolis (Jurerê) 91 mm Florianópolis (Itacorubi) 21 mm Florianópolis (Lagoa do Peri) 29 mm São José 101 mm Blumenau (Garcia) 31 mm Blumenau  (Vila Itoupava) 15 mm Indaial 141 mm Joinville 22 mm Schroeder Dados: Ciram/AlertaBlu A noticia ainda não é boa, já que o tempo segue instável em todo o estado ao longo da quarta-feira.  Até ocorrem períodos de melhoria, aberturas de sol, mas são as nuvens que seguem predominando na maior parte do tempo, principalmente nas áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. O ar quente e úmido, o mesmo dos últimos dias, segue formando nuvens com muita facilidade, e isso acaba provocando chuva mal distribuída. Pela manhã a chuva ocorre em pouquíssimas cidades, ficando as instabilidades mais concentradas no período entre a tarde e a noite de hoje. As temperaturas seguem trazendo mais um dia quente e abafado, como podemos ver no mapa, lembrando que essa condição também ajuda na formação de nuvens de chuva.

Continuar lendo
Nublado

Sem mudanças

Por Puchalski

16/01/2018 - 21h17

O tempo segue bastante instável em todas as regiões nesta quarta-feira. Novamente teremos um período de predomínio de nuvens, sobretudo no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O ar quente e úmido mantém a formação de nuvens que até permitem aberturas de sol, mas momentâneas já que as pancadas de chuva mal distribuídas seguem previstas. No período da manhã até poderemos ter estas instabilidades, mas elas são bem mais propícias entre a tarde e a noite.

Continuar lendo

Puchalski

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação