Durante o final desta primeira quinzena de Novembro tivemos chuva em todas as regiões do Estado. Infelizmente nas regiões onde mais precisava, a chuva foi fraca. Isso ocorreu na maior parte das cidades. É verdade que bem pontualmente algumas cidades – entre elas Caçador e Itaiópolis – próximas do PR tiveram uma chuva mais forte.

Continua depois da publicidade

Porém, além de não ter tido muito efeito prático a previsão de médio e longo prazo nos lembra que precisamos ter muita atenção no bom uso da água e na maior economia possível.

CONDIÇÃO A MÉDIO PRAZO

Isso porque ao longo deste começo de segunda-quinzena a chuva deverá seguir um pouco mais concentrada no Leste do que no Oeste. Até há chance de chuva em todo o Estado entre os dias 15 e 16, mas a medida que a segunda quinzena vai ocorrendo, especialmente o Oeste voltará a ter tempo mais seco. Importante destacar que estou falando aqui sobre volume de chuva. Claro que mesmo no Leste, o sol aparece ao longo da sequência do mês. 

CONDIÇÃO AO LONGO PRAZO

Quando pensamos sobre final de primavera e verão 2021 temos que relembrar a maior influência desse período, o La Niña. Já escrevemos em outras oportunidades que ele traz como maior influência no Estado a redução dos volumes de chuva, especialmente no Oeste. Isso não quer dizer ausência da chuva, mas ela ocorrendo com volumes menores do que normalmete esse período se mostra no Estado.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total