nsc
    nsc

    Aquecimento global: 2020 tem tudo para ser mais quente que 2019

    Compartilhe

    Puchalski
    Por Puchalski
    03/01/2020 - 14h30 - Atualizada em: 03/01/2020 - 16h16
    Gráfico mostra a elevação da temperatura global ao longo dos anos

    Ao longo dos anos a temperatura média do nosso planeta vem aumentando. A cada ano que passa fica um pouco mais quente. Da era industrial pra cá isso é muito fácil de perceber. O gráfico mostra.

    Acontece que estamos num período em que que a cada ano que passa temos o ano mais quente da história das observações. Em 2016 tivemos o auge do aquecimento global. O aumento de CO2 – gás carbônico – foi uma das causas. Fato que junto com um dos mais fortes El Niño da história trouxeram essa marca para 2016.

    Porém, 2018 foi mais quente que 2017. Basicamente por influência antropogênica, ou seja, influência humana.

    E sabia que 2019 foi mais quente que 2018?

    Tem mais. Segundo o Met Office, serviço meteorológico do Reino Unido, e a NASA, Agência Espacial Americana, 2020 tem tudo para ser mais quente que o ano passado.

    Motivo? Maior quantidade de CO2 emitido pelo homem. Segundo a NASA, há 68% de chance desse ano ser mais quente que 2019. Segundo a Met Office, a estimativa é que 2020 tenha temperatura 1,1°C acima do período pré-industrial. Como boa parte do ano – talvez todo – não tenha influência de um El Niño forte, a influência maior será a humana.

    Consequências?

    O aquecimento do nosso planeta gera mais energia, ou seja, os fenômenos meteorológicos ficarão cada vez mais intensos. Isso quer dizer que as ondas de frio deverão ser mais forte e mais curtas. As ondas de calor mais intensas.

    O períodos chuvosos mais fortes e as estiagens e secas mais fortes e até duradouras. Não é brincadeira!

    Atualmente Santa Catariana está passando por um período de estiagem. Choveu menos em Dezembro. Alguns problemas de abastecimento começaram a aparecer nas cidades que tem maior quantidade de turistas.

    Sabe o que isso quer dizer? Que as autoridades precisam ter em mente que esperar pela chuva como sempre se fez não é mais a solução. Estiagens vão continuar acontecendo. Poderão ser até mais frequentes ao longo dos anos. Portanto, ações de investimento para melhorar o acesso a água é extremamente importante.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas