nsc
    nsc

    Clima

    Economize água! Ainda há previsão de chuva abaixo do normal em SC

    Compartilhe

    Puchalski
    Por Puchalski
    31/05/2020 - 07h00 - Atualizada em: 31/05/2020 - 08h29
    Fórum Climático Catarinense
    Fórum Climático Catarinense

    Como já escrevi em outras oportunidades, Santa Catarina passa por um período de seca. Desde junho do ano passado a chuva que vem ocorrendo tem sido em intensidade menor que o normal. Isso vem agravando até o abastecimento de água em muitas cidades.

    Para terem ideia, esse mês de maio que está terminando teve uma recuperação dos volumes de chuva somente no Oeste de SC. Até teve cidades em que a chuva superou o normal do mês. Porém, na faixa Leste, toda a parte em vermelho no mapa abaixo teve pouquíssima chuva. Menos de 25 mm em muitas cidades. Chegou a chover menos que os baixos volumes dos meses anteriores.

    Leia mais: Um fim de semana com frio à noite e aquecimento à tarde

    Chuva ocorrida em maio
    Cuva ocorrida em maio
    (Foto: )

    O que esperar da chuva

    No último dia 26, meteorologistas do Estado realizaram mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense. A previsão é valida para o período de junho a agosto. Em primeiro lugar, continuamos numa neutralidade climática, ou seja, sem nenhum fenômeno de grande escala influenciando diretamente o nosso clima.

    Porém, tanto no oceano Pacífico, na linha do Equador, quanto os ventos nesta região, começam a sinalizar uma possível influência de La Niña. É uma informação que temos que acompanhar nos próximos meses já que se for confirmada, a principal influência do La Niña é diminuir a chuva em SC.

    No entanto, uma outra influência intrasazonal chamada Madden-Jullian está numa fase favorável a chuva para o nosso Estado. Rapidamente, poderia dizer que Madden-Jullian é uma oscilação de grande escola de uma onda com deslocamento para leste que causa variações na convecção. Condição favorável para a formação de chuva.

    Diante disso, a previsão é que de Junho a Agosto ainda tenhamos chuva abaixo do padrão que estamos acostumados no Estado, mas especialmente Junho tendo chance de pelo menos algumas regiões de SC terem o padrão normal de chuva.

    O que esperar da temperatura

    As temperaturas deverão seguir a normalidade do período. Como estamos falando de praticamente todo o inverno, quer dizer que teremos as massas de ar frio avançando pelo Estado e trazendo as temperaturas da estação.

    Porém, destacamos que até devido a previsão de menores volumes de chuva, há condições do frio ser sempre mais presente durante as noites e manhãs. Não tanto nas tardes. Pelo menos, na maior parte do dias.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas