nsc
nsc

Neve

Frio forte e neve: o que os catarinenses podem esperar da previsão do tempo

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
18/08/2020 - 06h56 - Atualizada em: 18/08/2020 - 07h16
Regiões prováveis de neve na Sexta
Regiões prováveis de neve na Sexta (Foto: GFS)

Quando há previsão de algum extremo do tempo é normal aparecer uma grande quantidade de informações sobre o assunto, especialmente nas redes sociais. Aqui no Estado quando tem previsão de neve temos também uma grande euforia das pessoas para presenciar esse espetáculo da natureza.

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Porém, é importante se manter bem informado para que a expectativa não seja frustada. Aconselho acompanhar as informações apenas de meteorologistas, que diariamente acompanham as variações e possíveis mudanças.

QUANDO O AR POLAR CHEGA EM SC

A intensa e extensa massa de ar frio polar deverá começar a sua influência no decorrer da próxima quinta-feira (dia 20). Ao contrário do que ocorre na maior parte dos dias, a menor temperatura da quinta não deverá ocorrer no amanhecer. 

Como o ar frio vai chegando, as temperaturas vão caindo ao longo do dia ficando a mínima no início da noite para sexta.

Para vocês terem ideia, na tarde de quinta a previsão é de apenas 11 a 13°C boa parte das cidades ficando Serra e Meio Oeste com apenas 8 a 10°C.

SC TEM SEXTA-FEIRA GELADA

A sexta deverá ser o dia mais gelado. Não espere um amanhecer com temperaturas extremamente baixas - apesar da Serra ficar abaixo de 0°C - na maior parte das cidades. No Litoral, como na Capital, a sexta deverá começar com 7 a 8°C, por exemplo. 

Porém, esperem uma tarde muito gelada. As maiores temperaturas neste turno deverão ficar na faixa dos 10°C boa parte das cidades. Veja no mapa de temperaturas na sexta-feira em Santa Catarina:

Temperatura da tarde de sexta-feira
Temperatura da tarde de sexta-feira
(Foto: )

FRIO COM MUITA UMIDADE

Tanto quinta quanto sexta deverão ser dias muito nublados apenas com algumas aberturas mais ao Oeste. Essa combinação de frio e umidade deverá trazer outro tipo de precipitação de inverno. 

Entre eles: Neve, chuva congelada, "água neve" (neve fraca com chuva) e sincelo.

> Entenda a diferença entre neve, sincelo e chuva congelada

INFORMAÇÕES SOBRE NEVE

Entre todos esses tipos de precipitação invernal, o mais conhecido e esperado é a neve. Ela está prevista da seguinte forma:

QUINTA-FEIRA: no final do dia de maneira pontual apenas nos pontos mais altos da Serra

SEXTA-FEIRA: a qualquer hora do dia com possibilidade de acumular em alguns pontos. A região mais propícia está no mapa no início da coluna. Serra, Meio Oeste e Planalto Norte estão com maior chance.

Importante destacar que regiões de SC que tradicionalmente não são tão favoráveis a ocorrência da neve tem chance pequena. Descartar não podemos, mas a possibilidade é bem menor.

Veja imagens de neve em Urupema, na Serra de SC

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas