nsc
    nsc

    Queimadas

    Fumaça das queimadas do Pantanal e da Amazônia chega em SC

    Compartilhe

    Puchalski
    Por Puchalski
    08/08/2020 - 09h15 - Atualizada em: 08/08/2020 - 10h51
    Imagem de satélite da última sexta
    Imagem de satélite da última sexta (Foto: GOES)

    Uma das imagens de satélite desta última sexta-feira - dia 07/08 - mostrava uma grande quantidade de fumaça - oriunda das queimadas no Pantanal e Amazônia - avançando para o Paraguai e Argentina. Na imagem, a fumaça aparece na cor de cinza mais claro sobre os países vizinhos. Se olharmos com bastante atenção, conseguimos perceber que apesar de menor quantidade, também havia um pouco de fumação no Extremo Oeste de SC.

    > Eleições 2020: SC tem 5,2 milhões de eleitores aptos a votar

    FIM DE SEMANA

    Essa fumaça chega até a esta região da América do Sul pela ação de ventos em altitude que sopram do Norte e Centro Oeste do Brasil em direção a nossa região. Esse comportamento do vento seguirá neste fim de semana. Porém, é importante destacar que mais em direção ao Paraguai e Argentina, ou seja, pouca influência no Oeste do nosso Estado.

    > Quais os direitos de quem é demitido na pandemia do coronavírus

    SEGUNDA-FEIRA

    Porém, este vento em altitude irá se intensificar no início da próxima semana e com uma direção um pouco diferente. Ele estará um pouco mais direcionado para Santa Catarina, sobretudo no Oeste como o mapa abaixo mostra atraves das setas (direção) e pelas cores entre amarelo e vermelho (intensidade):

    Direção e velocidade do vento em altitude na próxima segunda-feira
    Direção e velocidade do vento em altitude na próxima segunda-feira
    (Foto: )

    Desta forma, a previsão que a segunda-feira tenha aqui em Santa Catarina uma quantidde maior de fumaça das queimadas que são muitas no Pantanal e Amazônia. 

    O QUE REPRESENTA

    Basicamente a fumaça piora a qualidade do ar, aumenta a poluição. Visualmente, vamos perceber mais essa fumaça no nascer e pôr do sol que deverão ficar com aquela cor mais forte em tom de vermelho. Visualmente bonito, mas que demostra a fumaça/poluição.

    Com o avanço de uma frente fria entre entre o final terça e quarta, essa fumaça já não deverá estar muito presente no nosso Estado.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas